Quem sofre ou sofreu de descontrolo hormonal sabe da dificuldade que é voltar a ter as hormonas sob controlo. Por isso, todas as ajudas são necessárias e é disso que vamos falar hoje!
Quais são alguns dos sinais de descontrolo hormonal?
- Fadiga.
- Acne, especialmente concentrado na zona do maxilar é um dos sinais.
- Hirsutismo. O aparecimento de pêlos na face é outro dos sinais de descontrolo hormonal.
- Dificuldade em adormecer.
- Depressão e Ansiedade.
- Queda de cabelo.
- Dificuldade em perder peso
O que fazer para ajudar a controlar as hormonas?
- Fazer refeições de elevado teor proteico. Ovos, quinoa, salmão, frango são alguns exemplos de boas fontes de proteína, que ajudam na saciedade e no controlo hormonal.
- Ingerir boas fontes de gordura. As hormonas são sintetizadas a partir dos ácidos gordos, logo, é necessário incluir na dieta boas fontes de gordura, como o abacate, o óleo de coco, o azeite, o salmão e a sardinha e outros peixes gordos. A suplementação com ómegas-3 também é importante.
- Dormir mais e melhor. A qualidade do sono é fundamental, mas como as hormonal interferem com o sono acaba por ser um ciclo vicioso. Dorme-se pouco e mal por causa das hormonas e não se consegue controlar as hormonas porque não se dorme bem. Tentar dormir 8 horas e tomar um suplemento de melatonina pode ser uma das soluções.
- Não consumir muita cafeína. Beber muitos cafés ou outras bebidas com cafeína eleva os níveis de cortisol no sangue, que é a hormonal responsável pelo stress. Além disso, baixa os níveis das hormonas da tiróide! Um café por dia ou um chá verde e nada mais!
- Suplementar com vitamina D e Magnésio. Usualmente, quem tem um descontrolo hormonal tem os níveis de vitamina D e Magnésio muito baixos. Pedir ao médico assistente, análises aos valores de vitamina D3 é uma boa opção!
- Adicionar Maca aos batidos. A maca é um superalimento que ajuda no controlo hormonal, e melhora a síndrome pré-menstrual e ajuda na saúde da pele e do cabelo. Além disso melhora o humor e dá energia.
- Fazer exercício físico. Deve-se preferir exercícios de baixa intensidade como yoga, caminhadas, pilates e deixar de lado planos de treino violentos.
- Não reutilizar garrafas de plástico nem aquecer a comida no microondas em recipientes de plástico. O plástico vai-se libertando das embalagens e é um disruptor hormonal. Eu uso sempre embalagens de vidro para a água e para guardar alimentos tanto no frigorífico como para aquecer no microondas.
Alguém tem mais dicas para partilhar? Eu poderia estar aqui a noite toda [sim, aqui já é noite] a escrever e a partilhar informação sobre hormonas, mas vamos manter o texto simples e conciso! Falem das vossas experiências nos comentários, porque aprendemos sempre tanto uns com os outros! <3