Eu rendi-me ao kéfir e decidi partilhar os Benefícios do Kéfir convosco e dar-vos a conhecer mais sobre esta bebida maravilhosa!
O que é o kéfir?
O kéfir tem a textura de iogurte líquido, cremoso, com um sabor ligeiramente amargo e resulta da fermentação dos chamados grãos de kéfir, que são culturas vivas que se alimentam da lactose e dos açúcares do leite, o que faz com que os níveis de lactose no kéfir sejam mínimos, logo, a maioria das pessoas com intolerância à lactose consegue tolerar a ingestão de kéfir.
- É um dos alimentos mais ricos em probióticos e consegue alterar a flora intestinal.
- Rico em vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina D, K2 e enzimas.
Benefícios do Kéfir:
- Ajuda a tratar problemas do tracto gastrointestinal. Quem tem síndrome do cólon irritável, quem sofre de flatulência e se sente sempre inchado, o kéfir ajuda a reduzir a inflamação do intestino e a eliminar estes sintomas.
- Ajuda a tratar a obstipação.
- Ajuda a tratar candidíase recorrentes. Quem tem candidíase recorrentes, usualmente deve-se ao facto da flora vaginal estar alterada. O kéfir por ser muito rico em probióticos também ajuda a tratar este problema. De preferência associado a uma dieta anti-candida!
- Ajuda nas alergias e na asma. Um estudo publicado pelo Jornal de Imunologia demonstrou que o kéfir ajuda a suprimir os marcadores da inflamação, o que é importante na prevenção de crises de alergia e de asma.
- Ajuda a eliminar o acne e a controlar a rosácea. Ao contrário de todos os lacticínios, por ser um produto altamente fermentado, ajuda muito na qualidade da pele a eliminar o acne. Por reduzir os níveis de inflamação da pele, ajuda a controlar a vermelhidão e a rosácea.
- Ajuda a tratar a anemia. Por ser muito rico em vitaminas B, melhora a absorção do ferro.
- Estimula o sistema imunitário.
- Ajuda o organismo a desintoxicar de toxinas e fungos.
- Melhora o metabolismo e ajuda a perder peso.
Como fazer?
A preparação é muito simples. O ideal é pedir grãos de kéfir a alguém que já faça kéfir em casa, existem muitos grupos no Facebook de pessoas que partilham grãos, mas também é possível comprar na internet.
- Usar um daqueles frascos herméticos e colocar 1 colher de sopa de grãos de kéfir para 1 chávena de leite. Eu usualmente faço apenas esta quantidade, porque é o suficiente para o meu pequeno almoço. Não encher o frasco até acima para que o kéfir possa fermentar convenientemente.
- Deixar o frasco à temperatura ambiente.
- Ao fim de 24 horas [ou 48h se gostarem do kéfir mais amargo], coar com um passador de plástico. Vão ficar com os grãos no coador e o Kéfir pronto coado. Colocar no frigorífico e consumir em 3 dias.
- Voltar a colocar os grãos de kéfir no frasco previamente limpo e não demasiado quente e adicionar leite para voltar a fermentar.
Formas de usar!
A minha forma preferida de consumir o kéfir é ao pequeno almoço. À noite, como deixo sempre fermentar 24 horas, quando tenho o meu kéfir coado e pronto para colocar no frigorífico, adiciono aveia, sementes de chia e linhaça moída. Mexo muito bem e coloco fruta como frutos vermelhos congelados ou banana por cima e canela. Deixo no frigorífico e é o meu pequeno almoço acompanhado de chá. Maravilhoso! Sentia-me quase sempre inchada e desde que consumo kéfir, sinto-me muito bem!
Também adoro os meus scones de kéfir, cuja receita partilhei aqui.
Para quem começa a consumir kéfir, é aconselhável não exagerar nas quantidades nas primeiras semanas. O organismo está a desintoxicar, é normal uma leve dor de cabeça, mas desaparece ao fim de uma semana. Até podem achar que se sentem mais inchados que o normal, mas tudo isso desaparece! E vocês, já se renderam aos Benefícios do Kéfir?
[Esqueci-me de mencionar. Existem 2 tipos de kéfir. O kéfir de leite e o kéfir de água. O kéfir de leite é mais rico em probióticos e o kékir de água é ideal para quem é totalmente intolerante à lactose. Usualmente quem é intolerante à lactose, consegue tolerar kéfir de leite, mesmo sendo feito de leite de vaca ou de cabra, porque os grãos necessitam da lactose para fermentar. Os grãos do kéfir de água e de leite são diferentes, e tenham sempre isso em atenção. Eu faço sempre kéfir de leite, e usualmente tento usar leite dos Açores 🙂 Se usarem leite gordo fica mais cremoso do que usando leite meio-gordo, porque o kéfir também se alimenta da gordura do leite. ]