Niacinamida, um activo estrela da dermatologia!

A niacinamida, também conhecida por nicotinamida, é uma forma aminada da vitamina B3. É um dos activos estrela da dermatologia, sendo utilizada há mais de 40 anos para vários tratamentos dermatológicos desde o melasma, acne, dermatite atópica e rosácea. Nos últimos tempos, existem estudos que demonstram o seu papel na prevenção do envelhecimento cutâneo e na proteção dos raios UV. Vamos saber mais?

Os efeitos no organismo podem ser explicados pelo seu papel em modular a inflamação e por estar envolvida na reparação do DNA. Além disso, reforça a barreira da pele e inibe a transferência de melanina dos melanócitos para os queratinócitos. O que isto significa na verdade? Diminui a formação de manchas, diminui a inflamação presente em dermatites e rosácea e protege a pele do stress oxidativo. Por outro lado, a niacinamida diminui a secreção de sebo, tem um efeito inibidor das bactérias presentes no acne e diminui a inflamação presente em estados acneicos.

Niacinamida, um aliado no tratamento de:

  • Rosácea
  • Acne
  • Prevenção do envelhecimento cutâneo
  • Manchas e melasma
  • Dermatite atópica

Como usar?

Pode ser usado de manhã e à noite, pois não é fotosensível. Produtos com altas concentrações de niacinamida não devem ser usados em simultâneo com vitamina C, por risco de incompatibilidades. Portanto, se usarem vitamina C de manhã, usem niacinamida à noite ou vice-versa.

Produtos!

  • Skinceuticals – Metacell renewal B3. Com 5% de niacinamida, combinada com um tripéptido concentrado a 2,5% e 15% de glicerina. É um hidratante diário corretivo que corrige visivelmente a aparência dos sinais de fotoenvelhecimento precoce, para aclarar a tez, reduzir as rugas e vermelhidão, para além de reforçar a elasticidade à superfície, e corrigir o grão da pele. Podem comprar este produto aqui.
  • The Ordinary Niacinamide 10% + Zinc 1%. Com 10% de niacinamida, combinada com zinco, o que aumenta o seu efeito anti-inflamatório, levando a que seja muito adequado para quem sofre de acne ou/e rosácea. Podem comprar este produto no site da The Ordinary.
  • NeoRetin Sérum Despigmentante. Com 4% de niacinamida, combinada com dois retinóides e ácido kókico e salicílico para diminuir manchas e uniformizar o tom de pele.
  • Dr. WU Soothing Moisture Capsule Mask. A sua alta concentração em niacinamida e vitamina B5 leva a que hidrate e suavize a pele seca e irritada, tornando a pele suave.  O Tinocare GL retém a hidratação para uma hidratação duradoura. A niacinamida tem propriedades anti-inflamatórias que ajuda a suavizar e a promover a regeneração da pele. Ajuda também a clarear manchas de pigmentação e a melhorar a barreira da pele. A vitamina B5 evita as perdas de água pela pele, levando a que fique mais suave e elástica. Podem comprar este produto no site da asanASIAN.
  1. Olá Andreia! Antes de mais, muitos parabéns pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver. É ótimo encontrar sites tão informativos e elucidativos em linguagem bem corrente, que qualquer um possa entender.
    Há cerca de 3/4 meses comecei a ter uma crise de acne em ambas as bochechas, que sempre foram normais a secas. Creio que a causa tenha sido devido ao stress da fase em que me encontro no trabalho, alteração de hábitos de alimentação e de horas de sono. Entrei em desespero, pois nem o ketrel, que eu já usava na zona T, pois sempre foi propensa a borbulhas e poros obstruídos, nem o peroxiben, que também já tinha utilizado há uns anos e sempre se mostrou bastante efetivo, me ajudaram com o problema. Senti, quer com um quer com outro, que a minha pele não apresentava melhoras e ficava cada vez mais vermelha e sensibilizada. Já sem esperança e depois de pesquisar em alguns sites, resolvi suspender o peroxiben, que foi o que tentei por último, depois de verificar que a pele não estava a responder ao Ketrel, e comecei a aplicar todas as manhãs o sérum de Niacinamida + Zinco, da The Ordinary, e o creme Moisture Surge, da Clinique, e, à noite, aplico o mesmo sérum seguido de um gel do celeiro, que é praticamente Aloe Vera pura, de forma a tentar estabilizar e acalmar a minha pele, na altura muito fragilizada e inflamada. Notei muitas melhoras, principalmente no que toca à inflamação das borbulhas, apesar de ainda me aparecer uma ou outra, mas muito menos inflamadas. No entanto, estou com imensas manchas de hiperpigmentação, que, apesar de me parecer que o sérum e a Aloe Vera estarem a ajudar a amenizar, são bem visíveis. Com isto, gostaria de saber se há alguma incompatibilidade entre a Niacinamida e o Ácido Azelaico, pois pensei em utilizar o mesmo todas as noites, a seguir ao sérum.
    Desde já, muito obrigada pela atenção.

    1. Olá Joana,

      muito obrigada pelas simpáticas palavras! ?

      Leu o artigo sobre o ácido azelaico? pode sim, pode usar! Na verdade, há medida que ia lendo o seu comentário era mesmo no ácido azelaico que estava a pensar!

      Um beijinho

      1. Ora essa, não tem nada de agradecer, é de coração que o digo 🙂
        Li sim, foi até por isso que me lembrei do ácido azelaico! E quantas vezes ao dia sugere que o aplique? Duas vezes ou só à noite? Na rotina noturna, vou então aplicar o sérum de Niacinamida + Zinco seguido do ácido azelaico ou acha que devo ainda aplicar um creme hidratante no fim?
        Peço desculpa por todas as minhas questões, mas , como lhe disse, já estou desesperada porque, de facto, nunca tive a cara neste estado.
        Muito obrigada mais uma vez.

        Beijinho

      2. Ah e já agora, para o efeito, estava a pensar adquirir o Skinorem ou Finacea, que referiu no seu artigo. Para o meu problema de acne e manchas de hiperpigmentação, pode ser qualquer um deles ou devo optar por o que tem uma concentração maior?

        Beijinho

    1. Olá Érica,

      algumas pessoas com melasma reagem bem à niacinamida, outram reagem melhor à alfa-arbutina, experimente, deve ver alguns resultados!

  2. Ola Andreia! Desde já deixe-me dar-lhe os parabéns pelo blog.
    Estou a usar o acido azelaico e o niacinamida ambos da the ordinary à noite e de manhã o vitamina C também da the ordinary e a seguir o slow age da vichy. Durante o dia uso protetor solar 50. Tenho feito este tratamento há mais ou menos duas semanas mas estou agora a começar a sentir um ardor em algumas zonas do rosto. Será que devo parar de usar algum dos cremes? A minha pele e mista com poros dilatados e com alguma rosácea e alguma acne.
    Agradeço-lhe desde já.

    1. Experimente a usar o ácido azelaico em noites alternadas, Susana. Se mesmo assim não melhorar, use a vitamina C também em manhãs alternadas! 🙂

  3. Posso usar a seguir ao skinoren, à noite(conselho do dermatologista), seguido do biónica neostrata e depois aplicar o óleo rose hip seed oil da the ordinary, e de manhã usar o niacinamide 10% da the ordinary? Obrigada

  4. Boa noite! Estou a usar o skinoren à noite a conselho do dermatologista até acabar a embalagem. Posso usar o niacinamide da the ordinary de manhã? Também tenho uma embalagem de azelaic acid da ordinary, daqui a quanto tempo, depois de acabar o skinoren, poderei usar? Obrigada! Fará mal usar um creme por cima do skinoren? É que sinto a pele a repuxar e até tenho colocado o neostrata biónica creme anti rugas; será prejudicial juntar estes dois?

    1. Olá Paula, convém usar mesmo um creme por cima do Skinoren ou uma máscara hidratante como a que falei no especial de Abril, a Laneige sleeping mask. Pode usar o Neostrata Biônica desde que deixe meia hora de intervalo entre a aplicação dos dois!

  5. Oi Andreia ! ?como sempre com matérias q sempre estamos precisando !!!! The ordinary eles entregam no Brasil sabe me dizer ? Não tenho experiências com aids estrangeiros desse tipo ! Dúvida !!! E aproveitando te mandei dois comentários um na página da Ampolas de Vitamina A e E e o outro na Creme para zona do Pescoço já faz algum tempo ! Como estou te aguardando resolvi aproveitar e te perguntar também isso !!!Nao sei se viu ainda ou deu algum problema no seu servidor quando puder me de um ok! Muito obrigada Andreia !!! Boa semana ?

  6. Boa tarde Andreia!

    Como sempre seus posts são muito enriquecedores! Obrigada por ser sempre gentil e acessível!

    Preciso que me ajude com uma indicação de gel refrescante (para manipular ) afim de acalmar minhas pernas pós depilação com cera.

    Obrigada de coração!

    Graça Torres

  7. Bom dia
    Mandei vir o the ordinery niacinamida e o retinol advence. Posso usar estes produtos juntamente com os da filorga que uso regularmente?
    Obrigada por partilhar a sua experiência e conhecimentos.

  8. Bom Dia Andreia! já experimentou algum destes produtos? achei o site da The Ordinary muito interessante,ha varias opções de séruns e ácidos…talvez pudesse partilhar a sua experiencia com alguns deles. muito obrigada.

    1. destes produtos, só experimentei a máscara da Dr.Wu, que é fantástica! Já explorei o site da The Ordinary, mas não comprei nem experimentei nada.. quando o fizer, partilho, claro! 🙂

  9. Andreia, e a interação entre a Niacinamida e ativos como o ácido lático e o ácido azelaico?

    Eu uso Niacinamida de manhã, seguida de ácido hialurónico (The Ordinary)… e depois hidratante e protetor solar. À noite uso apenas ácido hialurónico.
    Queria introduzir o ácido lático e/ou o azelaico, para uma esfoliação mais química. Como posso introduzi-los?

    Obrigada e bom trabalho!

  10. Olá Andreia. Estou a usar o Redermic à noite e de manha o pigmentclar.(tenho melasma na zona do buço). Aconselha o uso de alguns destes produtos?

      1. Obrigada Andreia. Costumo comprar as máscaras no asanasian e adoro. Ainda não tinha experimentado essa.na próxima encomenda já a mando vir juntamente com as dos olhos que ainda não experimentei. Para além das máscaras aconselha algum produto para as olheiras que nunca me largam ?

        1. Olá Cristina! Fico muito contente de saber que adora as máscaras do asanASIAN. O tipo de motivação que não me deixa desistir! 🙂 Para as olheiras, aconselho o sérum Sesderma K-vit anti-olheiras. 🙂

Deixar uma resposta

Mais histórias
Suplementos de crómio: para quem?
Don`t copy text!