Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Niacinamida, um activo estrela da dermatologia!

A niacinamida, também conhecida por nicotinamida, é uma forma aminada da vitamina B3. É um dos activos estrela da dermatologia, sendo utilizada há mais de 40 anos para vários tratamentos dermatológicos desde o melasma, acne, dermatite atópica e rosácea. Nos últimos tempos, existem estudos que demonstram o seu papel na prevenção do envelhecimento cutâneo e na proteção dos raios UV. Vamos saber mais?

Os efeitos no organismo podem ser explicados pelo seu papel em modular a inflamação e por estar envolvida na reparação do DNA. Além disso, reforça a barreira da pele e inibe a transferência de melanina dos melanócitos para os queratinócitos. O que isto significa na verdade? Diminui a formação de manchas, diminui a inflamação presente em dermatites e rosácea e protege a pele do stress oxidativo. Por outro lado, a niacinamida diminui a secreção de sebo, tem um efeito inibidor das bactérias presentes no acne e diminui a inflamação presente em estados acneicos.

Niacinamida, um aliado no tratamento de:

  • Rosácea
  • Acne
  • Prevenção do envelhecimento cutâneo
  • Manchas e melasma
  • Dermatite atópica

Como usar?

Pode ser usado de manhã e à noite, pois não é fotosensível. Produtos com altas concentrações de niacinamida não devem ser usados em simultâneo com vitamina C, por risco de incompatibilidades. Portanto, se usarem vitamina C de manhã, usem niacinamida à noite ou vice-versa.

Produtos!

  • Skinceuticals – Metacell renewal B3. Com 5% de niacinamida, combinada com um tripéptido concentrado a 2,5% e 15% de glicerina. É um hidratante diário corretivo que corrige visivelmente a aparência dos sinais de fotoenvelhecimento precoce, para aclarar a tez, reduzir as rugas e vermelhidão, para além de reforçar a elasticidade à superfície, e corrigir o grão da pele. Podem comprar este produto aqui.
  • The Ordinary Niacinamide 10% + Zinc 1%. Com 10% de niacinamida, combinada com zinco, o que aumenta o seu efeito anti-inflamatório, levando a que seja muito adequado para quem sofre de acne ou/e rosácea. Podem comprar este produto no site da The Ordinary.
  • NeoRetin Sérum Despigmentante. Com 4% de niacinamida, combinada com dois retinóides e ácido kókico e salicílico para diminuir manchas e uniformizar o tom de pele.
  • Dr. WU Soothing Moisture Capsule Mask. A sua alta concentração em niacinamida e vitamina B5 leva a que hidrate e suavize a pele seca e irritada, tornando a pele suave.  O Tinocare GL retém a hidratação para uma hidratação duradoura. A niacinamida tem propriedades anti-inflamatórias que ajuda a suavizar e a promover a regeneração da pele. Ajuda também a clarear manchas de pigmentação e a melhorar a barreira da pele. A vitamina B5 evita as perdas de água pela pele, levando a que fique mais suave e elástica. Podem comprar este produto no site da asanASIAN.
  1. Olá Andreia. Estou a usar o Redermic à noite e de manha o pigmentclar.(tenho melasma na zona do buço). Aconselha o uso de alguns destes produtos?

      1. Obrigada Andreia. Costumo comprar as máscaras no asanasian e adoro. Ainda não tinha experimentado essa.na próxima encomenda já a mando vir juntamente com as dos olhos que ainda não experimentei. Para além das máscaras aconselha algum produto para as olheiras que nunca me largam ?

        1. Olá Cristina! Fico muito contente de saber que adora as máscaras do asanASIAN. O tipo de motivação que não me deixa desistir! 🙂 Para as olheiras, aconselho o sérum Sesderma K-vit anti-olheiras. 🙂

  2. Andreia, e a interação entre a Niacinamida e ativos como o ácido lático e o ácido azelaico?

    Eu uso Niacinamida de manhã, seguida de ácido hialurónico (The Ordinary)… e depois hidratante e protetor solar. À noite uso apenas ácido hialurónico.
    Queria introduzir o ácido lático e/ou o azelaico, para uma esfoliação mais química. Como posso introduzi-los?

    Obrigada e bom trabalho!

  3. Bom Dia Andreia! já experimentou algum destes produtos? achei o site da The Ordinary muito interessante,ha varias opções de séruns e ácidos…talvez pudesse partilhar a sua experiencia com alguns deles. muito obrigada.

    1. destes produtos, só experimentei a máscara da Dr.Wu, que é fantástica! Já explorei o site da The Ordinary, mas não comprei nem experimentei nada.. quando o fizer, partilho, claro! 🙂

  4. Bom dia
    Mandei vir o the ordinery niacinamida e o retinol advence. Posso usar estes produtos juntamente com os da filorga que uso regularmente?
    Obrigada por partilhar a sua experiência e conhecimentos.

  5. Boa tarde Andreia!

    Como sempre seus posts são muito enriquecedores! Obrigada por ser sempre gentil e acessível!

    Preciso que me ajude com uma indicação de gel refrescante (para manipular ) afim de acalmar minhas pernas pós depilação com cera.

    Obrigada de coração!

    Graça Torres

  6. Oi Andreia ! ?como sempre com matérias q sempre estamos precisando !!!! The ordinary eles entregam no Brasil sabe me dizer ? Não tenho experiências com aids estrangeiros desse tipo ! Dúvida !!! E aproveitando te mandei dois comentários um na página da Ampolas de Vitamina A e E e o outro na Creme para zona do Pescoço já faz algum tempo ! Como estou te aguardando resolvi aproveitar e te perguntar também isso !!!Nao sei se viu ainda ou deu algum problema no seu servidor quando puder me de um ok! Muito obrigada Andreia !!! Boa semana ?

  7. Boa noite! Estou a usar o skinoren à noite a conselho do dermatologista até acabar a embalagem. Posso usar o niacinamide da the ordinary de manhã? Também tenho uma embalagem de azelaic acid da ordinary, daqui a quanto tempo, depois de acabar o skinoren, poderei usar? Obrigada! Fará mal usar um creme por cima do skinoren? É que sinto a pele a repuxar e até tenho colocado o neostrata biónica creme anti rugas; será prejudicial juntar estes dois?

    1. Olá Paula, convém usar mesmo um creme por cima do Skinoren ou uma máscara hidratante como a que falei no especial de Abril, a Laneige sleeping mask. Pode usar o Neostrata Biônica desde que deixe meia hora de intervalo entre a aplicação dos dois!

  8. Posso usar a seguir ao skinoren, à noite(conselho do dermatologista), seguido do biónica neostrata e depois aplicar o óleo rose hip seed oil da the ordinary, e de manhã usar o niacinamide 10% da the ordinary? Obrigada

  9. Ola Andreia! Desde já deixe-me dar-lhe os parabéns pelo blog.
    Estou a usar o acido azelaico e o niacinamida ambos da the ordinary à noite e de manhã o vitamina C também da the ordinary e a seguir o slow age da vichy. Durante o dia uso protetor solar 50. Tenho feito este tratamento há mais ou menos duas semanas mas estou agora a começar a sentir um ardor em algumas zonas do rosto. Será que devo parar de usar algum dos cremes? A minha pele e mista com poros dilatados e com alguma rosácea e alguma acne.
    Agradeço-lhe desde já.

    1. Experimente a usar o ácido azelaico em noites alternadas, Susana. Se mesmo assim não melhorar, use a vitamina C também em manhãs alternadas! 🙂

    1. Olá Érica,

      algumas pessoas com melasma reagem bem à niacinamida, outram reagem melhor à alfa-arbutina, experimente, deve ver alguns resultados!

  10. Olá Andreia! Antes de mais, muitos parabéns pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver. É ótimo encontrar sites tão informativos e elucidativos em linguagem bem corrente, que qualquer um possa entender.
    Há cerca de 3/4 meses comecei a ter uma crise de acne em ambas as bochechas, que sempre foram normais a secas. Creio que a causa tenha sido devido ao stress da fase em que me encontro no trabalho, alteração de hábitos de alimentação e de horas de sono. Entrei em desespero, pois nem o ketrel, que eu já usava na zona T, pois sempre foi propensa a borbulhas e poros obstruídos, nem o peroxiben, que também já tinha utilizado há uns anos e sempre se mostrou bastante efetivo, me ajudaram com o problema. Senti, quer com um quer com outro, que a minha pele não apresentava melhoras e ficava cada vez mais vermelha e sensibilizada. Já sem esperança e depois de pesquisar em alguns sites, resolvi suspender o peroxiben, que foi o que tentei por último, depois de verificar que a pele não estava a responder ao Ketrel, e comecei a aplicar todas as manhãs o sérum de Niacinamida + Zinco, da The Ordinary, e o creme Moisture Surge, da Clinique, e, à noite, aplico o mesmo sérum seguido de um gel do celeiro, que é praticamente Aloe Vera pura, de forma a tentar estabilizar e acalmar a minha pele, na altura muito fragilizada e inflamada. Notei muitas melhoras, principalmente no que toca à inflamação das borbulhas, apesar de ainda me aparecer uma ou outra, mas muito menos inflamadas. No entanto, estou com imensas manchas de hiperpigmentação, que, apesar de me parecer que o sérum e a Aloe Vera estarem a ajudar a amenizar, são bem visíveis. Com isto, gostaria de saber se há alguma incompatibilidade entre a Niacinamida e o Ácido Azelaico, pois pensei em utilizar o mesmo todas as noites, a seguir ao sérum.
    Desde já, muito obrigada pela atenção.

    1. Olá Joana,

      muito obrigada pelas simpáticas palavras! 😊

      Leu o artigo sobre o ácido azelaico? pode sim, pode usar! Na verdade, há medida que ia lendo o seu comentário era mesmo no ácido azelaico que estava a pensar!

      Um beijinho

      1. Ora essa, não tem nada de agradecer, é de coração que o digo 🙂
        Li sim, foi até por isso que me lembrei do ácido azelaico! E quantas vezes ao dia sugere que o aplique? Duas vezes ou só à noite? Na rotina noturna, vou então aplicar o sérum de Niacinamida + Zinco seguido do ácido azelaico ou acha que devo ainda aplicar um creme hidratante no fim?
        Peço desculpa por todas as minhas questões, mas , como lhe disse, já estou desesperada porque, de facto, nunca tive a cara neste estado.
        Muito obrigada mais uma vez.

        Beijinho

      2. Ah e já agora, para o efeito, estava a pensar adquirir o Skinorem ou Finacea, que referiu no seu artigo. Para o meu problema de acne e manchas de hiperpigmentação, pode ser qualquer um deles ou devo optar por o que tem uma concentração maior?

        Beijinho

Deixar uma resposta

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Carvão activado: aliado das peles mistas e oleosas!