Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

Vitamina D: uma super vitamina?

☀️☀️☀️ #summerdays #verao #perspective

Vitamina D, a vitamina que obtemos do Sol, certo? E vivendo em locais com muito sol como Portugal ou Brasil, os nossos níveis  deveriam ser bons, não é verdade? No entanto, existem cada vez mais pessoas com níveis insuficientes, levando a que se fale numa epidemia global. Por outro lado, na comunidade médica há ainda uma desvalorização da importância da medição dos níveis séricos desta vitamina e de uma suplementação adequada. Vamos conhecer melhor a importância desta vitamina?A vitamina D não é uma simples vitamina lipossolúvel, funciona como uma hormona, porque regula diversos processos no nosso organismo. É considerada a vitamina do sol, porque não conseguimos obter os níveis necessários a partir da alimentação.

  • Antidepressivo natural e melhora a qualidade do sono. Usualmente pessoas com depressão ou insónia têm níveis de vitamina D muito baixos. E é por isso que no Inverno nos sentimos mais tristonhos!
  • Anti-inflamatório natural. Reduz as crises de asma e evita a inflamação presente em variadas doenças crónicas.
  • Melhora o sistema imunitário. Para além de evitar gripes, constipações, a vitamina D é fundamental para que o sistema imunitário funcione adequadamente. Níveis baixos de vitamina D estão associados com doenças auto-imunes como Parkinson, esclerose múltipla, doenças inflamatórias do intestino, psoríase, fibromialgia. Suplementação nestes casos parece melhorar os sintomas de doença.
  • Melhora a fertilidade. Em mulheres que pretendem engravidar, a suplementação é fundamental, bem como em toda a gravidez.
  • Melhora a memória e a concentração.
  • Estimula o metabolismo. Sabiam que a maioria das pessoas com excesso de peso tem deficiência de vitamina D?
  • Melhora os sinais em doenças metabólicas como a diabetes e o síndrome dos ovários poliquísticos. Regula a produção de insulina e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
  • Protege o coração de doenças cardíacas e diminui a probabilidade de sofrer de hipertensão arterial.
  • Previne a osteoporose.
  • Fundamental para o bom funcionamento da tiróide.

Quem tem mais probabilidade de ter deficiência em vitamina D?

  • Quem passa a maioria do tempo em espaços interiores.
  • Quem vive no Hemisfério Norte.
  • Quem tem problemas intestinais visto que o intestino é fundamental para a boa absorção desta vitamina.
  • Pessoas com pele escura. Quem tem a pele mais escura precisam de mais tempo ao sol para conseguir sintetizar a mesma quantidade de vitamina D que uma pessoa com pele clara.
  • Quem sofre de obesidade ou excesso de peso.

Infelizmente, a nossa sociedade passa cada vez mais tempo em espaços interiores. E não é uma ou duas semanas de praia que nos vão permitir sintetizar a vitamina D toda que necessitamos. Principalmente porque quando nos expomos ao sol a maioria de nós usa protetor solar que bloqueia a absorção de vitamina D.

Hoje venho colocar-vos um desafio. É algo relativamente simples e que pode melhorar [bastante!] a vossa saúde. Peçam ao vosso médico assistente, análises aos níveis de vitamina D3. Ou para quem simplesmente não tem tempo de ir ao médico, pode sempre fazer esta análise num laboratório de referência, mas é algo que ronda os 25€. Mas é importante perceber se os níveis de vitamina D estão baixos, antes de se chegar a uma deficiência severa. No meu caso, os meus níveis eram tão baixos que mesmo a tomar 1 comprimido de vitamina D todos os dias durante um ano continuava com níveis insuficientes de vitamina D. Agora tomo um comprimido mensal de vitamina D em alta dose e já consigo ter valores dentro do normal. 🙂

  1. Olá Andreia 🙂 Mais um bom post. Realmente não me lembro de fazer análises a esse parâmetro. Se usarmos protetor impedimos a assimilação de vit D certo?Até fazia alguma exposiçao solar, inclusivamente no inverno, mas ultimamente para evitar manchas e rugas não o tenho feito, uso oculos de sol mas mesmo assim, com 33, a minha pálpebra descaiu 🙁 :(. Beijinho

  2. Olá, Andreia!
    Este post veio mesmo a propósito. Tenho a pele muito branca e reactiva, pelo que tenho muito cuidado com o sol. Passo o dia a trabalhar num escritório e o protetor solar faz parte da minha rotina diária. Ultimamente, um cansaço e uma fadiga muscular persistente levou-me a insistir com o meu médico para fazer o doseamento da vitamina D, a par das análises de rotina. Estava com níveis de 10 ng/m, ou seja, já com deficiência. Iniciei suplementação oral há duas semanas, 1 comprimido/sem, para depois passar a 1/mês. Em conversa com um médico de Medicina Interna, fiquei a saber que, ao contrário do que seria de esperar, por ser um país com boa exposição solar, há uma parcela significativa da população portuguesa que tem níveis baixos de vitamina D.
    Um beijinho e mais uma vez parabéns pela qualidade dos publicações do blog.

  3. Olá Andreia;
    Excelente post e um tema muito debatido na actualidade!
    Saiu um artigo há uns meses no Jn (se não me engano), em como que a população portuguesa estava com níveis deficitários de Vitamina D. Em conversa com uma colega médica, estranhamos. Porque somos um país com tanto sol ao longo do ano… No entanto, também facilmente chegamos á conclusão que as pessoas passam muito tempo em ambientes fechados; e que cada vez mais têm medo do sol; e não se sabem comportar perante este, que nos traz tantos benefícios, se o soubermos “usar”!
    Conclusão, fiquei com a pulga atras da orelha e decidi fazer analises: também tenho os níveis de Vit D em baixo…
    Ainda não iniciei a toma de um suplemento; mas tenho de passar na farmácia para me informar sobre a melhor forma de o fazer. Tens algum conselho?
    Beijinho e obrigada

    Last Post: Moda | As minhas compras na Zara Online
    Ukuhamba

  4. Olá Andreia sei que não tem a ver com este post mas deixei uma questão em outro post seu e não obtive resposta ou não o encontrei,será que me podia ajudar? Tenho 31 anos e já tenho algumas rugas na zona dos olhos mas na vertical ao pé do nariz e tenho acne no queixo que há né está a deixar manchas pele oleosa na zona T. Pode me ajudar ?

  5. Ora aí está algo em que nunca tinha pensado.
    Por acaso tento apanhar 15 minutos de sol, todos os dias à hora do almoço, mas com protetor solar 🙁
    Agora fiquei curiosa para saber os meus níveis.
    Bjs

    Notas: Mediheal Whitening 》 estou fã

  6. Olá Andreia, Olá a todas
    Eu também sei k tenho os níveis de vitamina D baixos.
    O que tenho feito, mas não avaliei ainda os resultados foi tomar o VIGANTOL.
    Os bebés durante o 1º ano de vida “têm” que tomar 1 GOTA de vigantol (bebé)

    Uma endocrinologista há uns anos recomendou-me 5 GOTAS por dia (adulto). Mas depois era necessário avaliar um parametro qq relacionado com o calcio. Nunca cheguei a essa fase.

    Hoje a minha filha tem 2 anos e eu mantive a administração do vigantol.
    A familia toda é corrida a gotas de vigantol – sempre que me lembro – pela manhã.

    Eu sofro de depressão crónica. Por isso vale tudo! 🙂
    Até gotas que não façam nada!
    Divirtam-se
    Beijinhos
    D

  7. Este tema veio mesmo a propósito 🙂 Estou a tentar engravidar e já tinha perguntado à minha médica se não seria melhor fazer um suplemento de vit. D. Ela achou que não valeria a pena, pelo menos para já. Mas continuo a pensar nisso, até porque estou a fazer desmame de ansiolitico/antidepressivo e como deprimo muito no Outono/Inverno, acho que deveria fazê-lo. Agora, depois de ler o teu post, sem dúvida alguma que lhe vou pedir essa análise clínica que nem sabia que existia! Um beijinho e muito obrigada por nos alertares para todos estes “pequenos grandes” pormenores!

  8. Obrigada por mais este post querida!

    Aproveito para tirar uma dúvida. Uso ácido nas nádegas para estrias e vitacid 0, 025% e vit. C no rosto. Por isso, ando sempre com protetor solar, fps 30. Queria saber se posso logo cedo, qdo vou a academia, das 6h30mim até às 7h30min, ficar sem protetor e aplicar só depois do banho, já às 8h? Isso pode me fazer manchas? Qual o perigo dessa exposição nesse intervalo sem protetor? Moro no nordeste do Brasil, sol lindo, de manhã cedo!
    Há 2 anos fiz o exame de vit. D e era de 38, agora refiz e deu só 28. Estou fazendo a suplementação. Naquela ocasião, fazia a ingestão de leite e todos os seus derivados e tomava sol pq era o horário (12h) que ia para a Universidade, no mínimo 15 min. no trajeto de casa até ela.

  9. Olá, Andreia!
    Comecei há 2 dias a tomar “Vigantol 0,5 mg/ml solução oral – Colecalciferol”, receitado pela minha nutricionista.
    Acontece que fiquei com dúvida no método de toma destas gotas, ou seja, a nutricionista aconselhou-me a toma de 3 gotas de manhã e, sem eu ter a certeza, tenho tomado as gotas num copo com água, porque aproveito para ir juntamente com outra medicação em solução oral (como a somazina e o magnésio).
    1° – estou a tomar corretamente as gotas de vigantol ou deverei tomá-las sem água, colocando, por exemplo, as 3 gotas numa colher e tomá-las diretamente,
    2° – Tendo em conta a medicação mencionada acima, há algum problema em tomar as 3 soluções no mesmo “espaço de tempo”, mesmo que passe a tomar em separado?

    Obrigada pela ajuda que este post já ofereceu! Aguardo a resposta ?

    1. Olá Inês,

      tome o magnésio à noite e a vitamina D ao almoço. Seria melhor não tomar em simultâneo, por risco de alguma incompatibilidade. E sim, está a tomar corretamente. 🙂

    2. Olá Inês Duarte e Andreia,
      Tema muito interessante porque estive muito mal, uma fadiga extrema e insónias e descobri que era insuficiência de vit D, já estou a Vigantol, mas o médico manda tomar as gotas diretamente na língua, sem água.

      Beijinhos
      Sara

  10. Bom dia Andreia,
    o meu bebé nasceu nem há um mês e, por opção minha, já passou por dois pediatras. O primeiro não gostámos basicamente nada, mas acontece que ele receitou para o nosso bebé Vigantol: 1gota por dia durante 1 ano. Começamos a administrar e tudo bem! Entretanto mudei de pediatra (Para uma neonatologista da MAC que me foi recomendada) e gostamos muito dela, mas com o senão que recomendou parar a toma da vit.D, disse que não achava necessário. Até agora estou a seguir o que ela disse mas tenho lido em todo o lado a importância da toma. Não sei que faça…
    Continuo a toma ou paro?
    Obrigado,
    Luciana.

    1. Olá Luciana,
      a Sociedade Europeia de Pediatria aconselha a suplementação com vitamina D, a menos que existam doenças crónicas. Se quiser eu envio-lhe o artigo (está em inglês).

Deixar uma resposta

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Tratamento Facial Caseiro