Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

Acne juvenil: o que usar?

As causas da acne são multifatoriais e não são ainda totalmente compreendidas. A puberdade é, geralmente, o principal fator desencadeador, devido ao aumento da produção hormonal, que por sua vez estimula a produção e secreção de sebo.

Apesar da acne não ser uma doença preocupante, é uma doença com forte impacto psicológico e que afeta negativamente a auto-estima dos doentes, principalmente nos jovens, devido ao impacto negativo que tem na imagem. E se a maioria dos jovens passa por um episódio de acne durante a adolescência, existem também crianças com 10-12 anos já com alguns sinais de acne. Vamos saber mais sobre o acne juvenil?

A pele oleosa, os pontos negros e as borbulhas usualmente surgem com a puberdade e as áreas mais afetadas são usualmente a face (especialmente na zona T do rosto – testa, nariz e queixo), o peito e as costas, que são zonas ricas em glândulas sebáceas.

O que usar no acne juvenil?

O que eu aconselho é que a rotina seja muito simples. Da minha experiência como farmacêutica, entendo que a maioria dos jovens não é muito consistente a manter uma rotina de cuidados. Por isso, uma rotina simples de gel de limpeza + creme de rosto é mais indicada do que uma rotina com múltiplos passos, que os faz desistir ao fim de 2 semanas. Quando já têm uma rotina consistente, aí sim, é possível adicionar mais um produto, apesar de aconselhar introduzir apenas um produto de cada vez.

  1. Gel de limpeza. A limpeza da pele é fundamental e não deve ser negligenciada. Se a pele não for demasiado oleosa,a limpeza da pele pode ser feita apenas com água de manhã. No entanto, à noite, a limpeza com um gel de limpeza para retirar a oleosidade, impurezas e sujidade é obrigatória. Ter o gel de limpeza no duche e criar o hábito de se lavar o rosto no duche, sempre que se toma banho é fundamental. Produtos a usar? Por exemplo, o Effaclar gel da La Roche-Posay ou o Innisfree Apple Seed Espuma de Limpeza profunda. Ambos são extremamente práticos porque podem ser usados no banho. E para quem usa maquilhagem, ambos permitem remover a maquilhagem [a espuma da Innisfree é melhor nesse aspecto].
  2. Cuidado de rosto. Um cuidado em gel, que absorva o brilho da pele e que impeça a proliferação de borbulhas e que os poros fiquem obstruídos é o essencial. O Effaclar Duo da La Roche-Posay é uma boa opção e pode ser usado de manhã e à noite.Para quem tem um acne caracterizado por borbulhas, um cuidado como o Benzac gel à noite, é indicado. Contém peróxido de benzoílo que tem ação anti-bacteriana e anti-inflamatória. Deixar secar antes de deitar, porque pode descolorir tecidos.
  3. Cuidados específicos. Nas borbulhas pontuais, um adesivo que ajude a secar as borbulhas é uma grande ajuda. Principalmente quando uma borbulha é um drama! Os adesivos da CosRx são claramente um dos melhores produtos do mercado para este efeito, porque absorvem rapidamente o pus, ajudam a eliminar a dor e as borbulhas secam muito rapidamente. Para os jovens mais pacientes em manter uma rotina de cuidados, uma máscara pelo menos 1x por semana, pode ajudar a desincrustar poros e a regular a oleosidade. A máscara BiRetix tem uma composição muito boa e a máscara da Avène Cleanance também.

O que não pode ser negociável é retirar a maquilhagem à noite. Não retirar a maquilhagem leva a que a sujidade se acumule nos poros, causando borbulhas e pontos negros. E quem tem acne deve aplicar maquilhagem com os dedos limpos e não com pincéis e esponjas, que levam a uma maior proliferação bacteriana.

O acne juvenil é algo a não desvalorizar, principalmente pelo impacto que tem na auto-estima. Por isso, convém ser tratado, mas obviamente é necessário ter em conta o perfil do adolescente. E eu costumo dizer sempre que a melhor rotina é a que é seguida e não vale a pena aconselhar inúmeros produtos a alguém que não está habituado a seguir uma rotina de cuidados consistente.

Photo by Larm Rmah on Unsplash

  1. Bom dia ! Fiquei com uma dúvida ! Eu não posso considerar que tenha acne junevil pois são mais em situações pontuais (período maioritariamente!) no entanto, comecei a fazer depilação a laser no rosto e tenho tido mais borbulhas e pontos negros. Também tenho reparado que estou com muitas bolas de sebo… a minha rotina será a mesma que a que indicou?

    Eu costumo fazer uma máscara de tea tree/argila por semana e uma de sheet mask de hidratação ! A minha rotina normal é desmaquilhar, lavar (sabão clinique), tónico (clarince verde, mas preciso de outro), serum (caudalie das uvas), creme dos olhos e hidratante (bioterma linha aqua).
    Para secar ponctualemte ponho propolis ou tea tree!

    Será que me falta esfoliação? Ou algum creme que me faça peeling?

    1. Olá Hyori,

      sim, pode experimentar um peeling ou um esfoliante, 1 a 2x por semana, porque precisa de remover as camadas mais superficiais da pele! 🙂

  2. Boa noite Andreia,

    Eu estou a fazer antibiótico tópico (Zindaclin) 2x dia, mas noite sim noite não, em vez deste, uso o BiRetix Duo. Utilizava o gel de limpeza 2x dia, mas a dermatologista disse para usar apenas uma á noite antes da aplicação dos outros cremes, pergunto-me se é suficiente limpar a pele apenas uma vez por dia??
    Também tenho sentido a pele um pouco seca, consegue-me dizer um bom hidratante para usar (antes ou após, como for mais indicado) com o antibiótico e com o BiRitex??

    Obrigada pela atenção, um enorme beijinho e todo o sucesso do mundo para este blog super interessante!

    1. Olá Patrícia,
      pode lavar a cara de manhã apenas com água ou se sentir a pele oleosa, pode usar uma água micelar de manhã. Eu aconselharia o Cicaplast Baume B5 para reparar a pele e hidratar e não interfere com os produtos que usa. 🙂

  3. Esqueci-me de referir que o gel de limpeza que estou a utilizar é o da vichy!
    Costumo também aplicar gel de aloé vera para hidratar, interfere em algo com o antibiótico ou com o BiRetix?

  4. Olá Andreia ?
    Tenho 35 anos, pele mista com tendência oleosa na zona T, e apesar de estar melhor continuam a aparecer aquelas borbulhas “chatas”. Normalmente aparecem no queixo, com edema e rubor, ficando mesmo uma zona endurecida. Depois passado um dia ou dois ficam com pus.
    Noto que desde que comecei a aplicar o CosRx BHA, tenho menos borbulhas. Mas em alturas de stress e na altura da menstruação, aparece sempre alguma. Tb comecei a aplicar os adesivos CosRx.
    Aconselha me mais algum produto para aplicar quando aparecem estas borbulhas?
    Obrigada

  5. Olá Andreia,
    Tenho desde a adolescência um grande problema com acne além de que estou a ficar com as marcas das borbulhas… O que me recomendas para tirar estas manchas?

    1. Olá Regina,
      o CosRX é excelente para ajudar a limpar o acne e suaviza as manchas.Usa-se 2-3x por semana à noite, Aconselho também a complementar com o Melano CC de manhã. Outro produto interessante é o The Ordinary Niacinamide + Zinc, para usar à noite. 😉

Deixar uma resposta

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Caudalie Eau de Beauté, elixir de juventude.