As causas da acne são multifatoriais e não são ainda totalmente compreendidas. A puberdade é, geralmente, o principal fator desencadeador, devido ao aumento da produção hormonal, que por sua vez estimula a produção e secreção de sebo.
Apesar da acne não ser uma doença preocupante, é uma doença com forte impacto psicológico e que afeta negativamente a auto-estima dos doentes, principalmente nos jovens, devido ao impacto negativo que tem na imagem. E se a maioria dos jovens passa por um episódio de acne durante a adolescência, existem também crianças com 10-12 anos já com alguns sinais de acne. Vamos saber mais sobre o acne juvenil?
A pele oleosa, os pontos negros e as borbulhas usualmente surgem com a puberdade e as áreas mais afetadas são usualmente a face (especialmente na zona T do rosto – testa, nariz e queixo), o peito e as costas, que são zonas ricas em glândulas sebáceas.
O que usar no acne juvenil?
O que eu aconselho é que a rotina seja muito simples. Da minha experiência como farmacêutica, entendo que a maioria dos jovens não é muito consistente a manter uma rotina de cuidados. Por isso, uma rotina simples de gel de limpeza + creme de rosto é mais indicada do que uma rotina com múltiplos passos, que os faz desistir ao fim de 2 semanas. Quando já têm uma rotina consistente, aí sim, é possível adicionar mais um produto, apesar de aconselhar introduzir apenas um produto de cada vez.
- Gel de limpeza. A limpeza da pele é fundamental e não deve ser negligenciada. Se a pele não for demasiado oleosa,a limpeza da pele pode ser feita apenas com água de manhã. No entanto, à noite, a limpeza com um gel de limpeza para retirar a oleosidade, impurezas e sujidade é obrigatória. Ter o gel de limpeza no duche e criar o hábito de se lavar o rosto no duche, sempre que se toma banho é fundamental. Produtos a usar? Por exemplo, o Effaclar gel da La Roche-Posay ou o Innisfree Apple Seed Espuma de Limpeza profunda. Ambos são extremamente práticos porque podem ser usados no banho. E para quem usa maquilhagem, ambos permitem remover a maquilhagem [a espuma da Innisfree é melhor nesse aspecto].
- Cuidado de rosto. Um cuidado em gel, que absorva o brilho da pele e que impeça a proliferação de borbulhas e que os poros fiquem obstruídos é o essencial. O Effaclar Duo da La Roche-Posay é uma boa opção e pode ser usado de manhã e à noite.Para quem tem um acne caracterizado por borbulhas, um cuidado como o Benzac gel à noite, é indicado. Contém peróxido de benzoílo que tem ação anti-bacteriana e anti-inflamatória. Deixar secar antes de deitar, porque pode descolorir tecidos.
- Cuidados específicos. Nas borbulhas pontuais, um adesivo que ajude a secar as borbulhas é uma grande ajuda. Principalmente quando uma borbulha é um drama! Os adesivos da CosRx são claramente um dos melhores produtos do mercado para este efeito, porque absorvem rapidamente o pus, ajudam a eliminar a dor e as borbulhas secam muito rapidamente. Para os jovens mais pacientes em manter uma rotina de cuidados, uma máscara pelo menos 1x por semana, pode ajudar a desincrustar poros e a regular a oleosidade. A máscara BiRetix tem uma composição muito boa e a máscara da Avène Cleanance também.
O que não pode ser negociável é retirar a maquilhagem à noite. Não retirar a maquilhagem leva a que a sujidade se acumule nos poros, causando borbulhas e pontos negros. E quem tem acne deve aplicar maquilhagem com os dedos limpos e não com pincéis e esponjas, que levam a uma maior proliferação bacteriana.
O acne juvenil é algo a não desvalorizar, principalmente pelo impacto que tem na auto-estima. Por isso, convém ser tratado, mas obviamente é necessário ter em conta o perfil do adolescente. E eu costumo dizer sempre que a melhor rotina é a que é seguida e não vale a pena aconselhar inúmeros produtos a alguém que não está habituado a seguir uma rotina de cuidados consistente.