Com a chegada do Outono, muitas pessoas acusam a mudança de estação. Queda de cabelo, cansaço, sistema imunitário mais debilitado, uma ligeira depressão ou uma melancolia mais intensa são frequentes. E por isso, a introdução de um suplemento alimentar pode ser muito importante, de acordo com as necessidade individuais de cada um. Vamos saber mais sobre que suplementos tomar no Outono?
- Multivitamínico. Apesar de não corrigirem carências nutricionais graves, ajudam o organismo a combater deficiências ligeiras. Importante para quem tem o sistema debilitado ou para quem não se alimenta sempre da melhor forma. Quem tem problemas cardíacos ou hipertensão deve evitar multivitamínicos com ginseng.
- Vitamina D. Com a mudança da estação e com a consequente mudança de hora, os dias ficam mais pequenos e com menos luz. Por isso, nada melhor do que fazer um suplemento de vitamina D [vitamina D3 e não D2] que estabiliza o humor e evita depressões. E além disso, parece que a maioria da população portuguesa tem deficiência de vitamina D. Ajuda também a evitar crises de asma e ajuda a estabilizar o peso.
- Suplemento para ter energia e melhorar a memória. Todos nós temos alturas em que nos sentimos mais cansados, com menos energia e em que a memória nos falha. O meu suplemento preferido para a memória e energia é o Epamar Gingko. Tomo pelo menos 6 meses por ano e é o suplemento a que volto sempre que tenho menos energia e mais dificuldade em concentrar. Podem encontrar nas farmácias, mas vão ter de pedir para encomendar na maioria das vezes. [A última vez que pedi a um amigo de Portugal para me trazer, aconselharam-lhe na farmácia outro produto que lhe disseram que era igual e afinal as doses não tinham nada a ver e era mais caro. Podem imaginar o quanto enganada me senti!]
- Suplemento para estimular o sistema imunitário. Importante para quem fica sempre constipado com mudanças bruscas de temperatura ou para quem tem episódios recorrentes de herpes. Tomar selénio e zinco é fundamental. A deficiência em selénio afecta o sistema imunitário, e alguns sinais desta deficiência poderão ser fadiga, fraqueza muscular, perda de massa muscular, queda de cabelo, descoloração das unhas, infertilidade e/ou problemas cardíacos. O suplemento da Bioactivo selénio+zinco é uma boa opção. Quem quiser tomar um suplemento rico em vitamina C natural pode tomar camu camu!
- Suplemento para quem tem problemas hormonais. Principalmente as mulheres têm bastante tendência a ter problemas hormonais. Síndrome dos ovários poliquísticos, amenorreia [menstruação ausente], dismenorreia [menstruação dolorosa] entre outros. Um bom exemplo de um suplemento que ajuda a equilibrar as hormonas e a evitar crises de acne hormonal é a maca. Por ser muito rica em proteína, é excelente para fortificar unhas e cabelo. Contém vitamina C e E que estimulam a produção de colagénio e ajudam a combater o stress oxidativo.
- Suplemento para quem tem queda de cabelo. Como o Outono é uma altura propícia à queda de cabelo, um bom suplemento para a queda é indicado para quem nota ter bastante queda de cabelo nesta altura do ano [ou em todo o ano]. É imperativo fazer o tratamento durante 3 meses, mas para quem tem queda de cabelo acentuada apenas um champô anti-queda não é suficiente. Os meus suplementos preferidos são o IFC Cistitione forte muito prescrito pelos dermatologistas e o Hexaphane. Têm ambos uma boa fórmula e são bastante mais interessantes do que outros no mercado. Podem ser complementados com um suplemento de selénio e zinco como o Bioactivo selénio+zinco que falei em cima e que pode ser tomado durante todo o ano.
- Suplementos para quem tem depressão ou se sente bastante em baixo. Independente de se tomar anti-depressivos ou não, tomar bons suplementos alimentares é muito importante no combate à depressão. Tomar magnésio e vitamina D deveria ser quase obrigatório. E para quem se sente mais em baixo com a mudança da estação, a chamada depressão sazonal, estes suplementos são uma boa ajuda. E como nem todos os suplementos de magnésio são iguais, deve-se optar por citrato de magnésio ou glicinato de magnésio, os que são mais facilmente absorvidos pelo organismo. Para quem quer uma referência o Magnésio Gold Nutrition é uma opção. Para quem sofre de obstipação e de problemas de estômago, um suplemento com hidróxido de magnésio é o mais indicado, porque tem um ligeiro efeito laxante e é anti-ácido. O Bioactivo Magnésio é um bom exemplo.
Photo by Héctor Martínez on Unsplash