Em 2018, as vendas relativas ao segmento de beleza continuaram a ser dominadas pela cosmética. Para 2019, pensa-se que os países que mais vão contribuir para o crescimento neste segmento são a China, Indonésia e a Índia. E quais são as tendências de beleza que vamos ver em 2019?
- Tecnologia. A cosmética está cada vez mais a tornar-se tecnológica. Aparelhos como a Foreo, já fazem parte de muitas rotinas de beleza [incluindo a minha], mas outras novidades continuam a aparecer. Alguns tipos de tratamento que eram só possíveis de fazer em gabinete passam a poder ser feitos em casa. Aparelhos para fazer depilação a laser em casa começam a ser super comuns, ou aparelhos para fazer crioterapia e dar firmeza à pele como este. Vamos ver que mais 2019 nos reserva nesta categoria!
- Marcas de nicho. Cada vez mais existem pequenas marcas de cosmética a tornarem-se mais relevantes. Neste momento, estou a usar um gel de limpeza de uma marca que só tem 2 produtos: um gel de limpeza e um hidratante. Apenas e só. Esta vai ser uma das tendências na cosmética em 2019. Cada vez mais vamos usar produtos de marcas mais de nicho, menos conhecidas, mas com muito boas formulações.
- Cosméticos Asiáticos. Vai continuar a ser uma das tendências globais de 2019. E cá estarei para vos dar a conhecer o que melhor se faz na Ásia. ?
- Rotinas de beleza mais simples. As coreanas estão a simplificar as suas rotinas e o mundo está a seguir a tendência. E o que isso significa? Significa menos produtos mas também produtos com várias funções como séruns que também são tónicos ou primers, gels de limpeza que também são máscaras, cremes que podem ser usados como sleeping masks.

E nos ingredientes? Quais vão a ser as tendências?
- Retinóides. Porque muitas pessoas não toleram tretinoína, e sabe-se que o retinol é um dos ingredientes de cosmética mais estudado e com melhores resultados no tratamento das rugas e dos sinais de envelhecimento em geral, 2019 vai trazer-nos cada vez mais produtos com retinol e retinóides como o Adapaleno. Exemplo de retinol: Sesderma Retises 0,25% gel anti-rugas regenerador. Mesmo para quem procura alternativas naturais, é possível encontrar retinóides naturais como o REN Bio Retinoid Anti-Wrinkle Concentrado.
- Cica +. Os consumidores cada vez mais procuram produtos reparadores, que acalmam a inflamação e reparam a pele. Esta tendência vem da Coreia, e usualmente estes produtos contém Centella asiática, antioxidante, que reduz a vermelhidão, acalma a inflamação e repara a pele. Outro ingrediente que também se está a tornar cada vez mais popular é o azuleno, um extrato de camomila azul que acalma a pele sensível. Exemplo de produto Cica, é este A’PIEU Madecassoside Sleep Mask 50 ml.
- Bakuchiol. Bakuchiol ja é um dos ingredientes naturais do momento e vai continuar a ser em 2019, porque os estudos revelam que melhora produção de colagéneo. Produtos com Bakuchiol: Flavo-C Melatonina da ISDIN.
- Polihidróxiácidos (PHA). Os PHA são ingredientes como a gluconolactona e o ácido lactobiónico. Tão eficazes como os AHA em exfoliar a pele; devido à sua estrutura molecular maior, não penetram na pele, reduzindo o efeito sensibilizante. Além disso, não é por penetrarem na pele, que a sua eficácia é reduzida. Por estarem patenteados pela marca Neostrata, eram exclusivos da marca, mas como o período da patente expirou, já é possível outras marcas incorporarem estes ingredientes nos seus produtos. 2019 será o ano em que ouviremos cada vez mais falarmos de PHA. E são bons exfoliantes químicos para peles que não toleram AHAs e são mais sensíveis. Exemplo de produtos com PHA: Neostrata Skin active espuma de limpeza esfoliante.
- Um produto de limpeza pode ser em pó e um exfoliante pode ser líquido. Confusos? Os produtos estão a tornar-se diferentes, mas por boas razões, com tecnologia avançada e muitos deles formulados para peles sensíveis. Eu por exemplo, adoro usar um produto de limpeza em pó pelo menos 3x por semana [ando viciada neste da japonesa FANCL]. Os resultados são absolutamente incríveis. 2019 será o ano em que veremos mais produtos com tecnologia incrível, Máscaras de argila que aquecem em contacto com a pele para abrir os poros e remover a sujidade são outro bom exemplo e 2019 trará outros certamente!