A maioria dos cremes de olhos são dispensáveis. E porquê? Ou porque não têm boas fórmulas ou porque lhes falta os ingredientes que seriam vantajosos para a zona do contorno de olhos.
A pele do contorno do olhos é muito mais fina que a pele do corpo e é muito vascularizada. Por isso, é uma zona extremamente frágil e sensível. Além disso, o facto de piscarmos constantemente os olhos, franzirmos os olhos, leva a que seja a primeira zona a ser afectada por sinais de idade como as rugas.
E nem todos os cremes podem ser usados no contorno de olhos, porque o creme usado no contorno de olhos deve ter uma textura fluida e leve, devido à pele dessa zona ser tão fina e frágil. Mas, os séruns por serem leves usualmente podem ser usados no contorno de olhos, com exceção de alguns ingredientes mais agressivos e quase em todos os casos são muito mais ricos em ingredientes activos que um creme de olhos.
Portanto, o que devemos reter? Séruns ricos em antioxidantes, com ingredientes reparadores, hidratantes ou clareares podem ser usados no contorno de olhos com excelentes benefícios e assim evitando a necessidade de um produto específico de olhos.
Quando é que é faz sentido usar um produto específico para os olhos?
Quem sofre de olheiras e quer um produto com uma ação descongestionante e que promova a circulação sanguínea tem benefícios em usar um creme de olhos com essas características. Nesses casos, deve-se escolher um produto com activos descongestionantes como a camomila, cafeína, entre outros. A vitamina K também ajuda nas olheiras.
Para todas as outras pessoas, o uso de um sérum e de um creme ligeiro, podem substituir perfeitamente o creme de olhos.
No entanto, o que é fundamental colocar nesta zona do rosto é protetor solar, visto ser uma zona frágil, e por ser afectada facilmente por sinais de idade como as rugas. Para quem tem olhos sensíveis e sentir que os protetores solares transferem para o olho, o melhor é usar um protetor solar em stick.
E vocês, usam sempre creme de olhos na vossa rotina ou substituem por outro tipo de produtos?