Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Será um creme de olhos realmente necessário?

A maioria dos cremes de olhos são dispensáveis. E porquê? Ou porque não têm boas fórmulas ou porque lhes falta os ingredientes que seriam vantajosos para a zona do contorno de olhos.

A pele do contorno do olhos é muito mais fina que a pele do corpo e é muito vascularizada. Por isso,  é uma zona extremamente frágil e sensível. Além disso, o facto de piscarmos constantemente os olhos, franzirmos os olhos, leva a que seja a primeira zona a ser afectada por sinais de idade como as rugas.

E nem todos os cremes podem ser usados no contorno de olhos, porque o creme usado no contorno de olhos deve ter uma textura fluida e leve, devido à pele dessa zona ser tão fina e frágil. Mas, os séruns por serem leves usualmente podem ser usados no contorno de olhos, com exceção de alguns ingredientes mais agressivos e quase em todos os casos são muito mais ricos em ingredientes activos que um creme de olhos.

Portanto, o que devemos reter? Séruns ricos em antioxidantes, com ingredientes reparadores, hidratantes ou clareares podem ser usados no contorno de olhos com excelentes benefícios e assim evitando a necessidade de um produto específico de olhos.

Quando é que é faz sentido usar um produto específico para os olhos?

Quem sofre de olheiras e quer um produto com uma ação descongestionante e que promova a circulação sanguínea tem benefícios em usar um creme de olhos com essas características. Nesses casos, deve-se escolher um produto com activos descongestionantes como a camomila, cafeína, entre outros. A vitamina K também ajuda nas olheiras.

Para todas as outras pessoas, o uso de um sérum e de um creme ligeiro, podem substituir perfeitamente o creme de olhos.

No entanto, o que é fundamental colocar nesta zona do rosto é protetor solar, visto ser uma zona frágil, e por ser afectada facilmente por sinais de idade como as rugas. Para quem tem olhos sensíveis e sentir que os protetores solares transferem para o olho, o melhor é usar um protetor solar em stick.

E vocês, usam sempre creme de olhos na vossa rotina ou substituem por outro tipo de produtos?

  1. Posso falhar alguns cuidados de beleza, mas creme de olhos não.
    Uso o Advanced Night Repair Eye – Estée Lauder – há alguns anos. Atualmente a versão Supercharged Complex. Até à data pés de galinha são escassos. Só não consigo eliminar as olheiras e por vezes são bastante carregadas.
    Beijinho
    Lu

  2. Olá Andreia!
    Essa é uma boa pergunta.
    Eu sofro de glaucoma e aplico timolol e tafluprost todos os dias nos meus olhos (Azarga e Taptiqon) por ordem do meu oftalmologista.
    Também por ordem dele, deixei de maquilhar os olhos.
    Mas gostaria de usar um creme para o contorno dos olhos. Tenho tido muita sorte porque nenhum destes colírios me provocou qualquer pigmentação e rugas, nem vê-las. Sei que é uma questão genética porque o meu pai de 96(!) anos tem muito poucas rugas….
    Qual o creme que me aconselha (sem “chocar” o meu oftalmologista? 😊
    Parabéns pelo blog

  3. Olá andreia,

    Nem a propósito o seu artigo, porque estava mesmo agora pensar em comprar um creme de olhos, é algo que não dispenso na minha rotina, é impensável não colocar, mas estou perdida, os cremes que tenho comprado não tem resultado comigo. E também precisava de uma máscara, de Serum tudo . O que me aconselha andreia . Tenho 36 anos.

    Obrigada 🥰

  4. Há pouco um dermatologista disse-me que não precisava de usar creme de olhos específico. Simplesmente aplicar o creme de rosto, mas com uma pequena diferença: juntar ao creme uma gota de um hidratante líquido, pois a pele dos olhos é mais fina. Que me diz disso, Andreia?
    Obrigada 🙏💙

Deixar uma resposta

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Pink Dim Sum @ Dynasty 8, Conrad Macao