Será um creme de olhos realmente necessário?

A maioria dos cremes de olhos são dispensáveis. E porquê? Ou porque não têm boas fórmulas ou porque lhes falta os ingredientes que seriam vantajosos para a zona do contorno de olhos.

A pele do contorno do olhos é muito mais fina que a pele do corpo e é muito vascularizada. Por isso,  é uma zona extremamente frágil e sensível. Além disso, o facto de piscarmos constantemente os olhos, franzirmos os olhos, leva a que seja a primeira zona a ser afectada por sinais de idade como as rugas.

E nem todos os cremes podem ser usados no contorno de olhos, porque o creme usado no contorno de olhos deve ter uma textura fluida e leve, devido à pele dessa zona ser tão fina e frágil. Mas, os séruns por serem leves usualmente podem ser usados no contorno de olhos, com exceção de alguns ingredientes mais agressivos e quase em todos os casos são muito mais ricos em ingredientes activos que um creme de olhos.

Portanto, o que devemos reter? Séruns ricos em antioxidantes, com ingredientes reparadores, hidratantes ou clareares podem ser usados no contorno de olhos com excelentes benefícios e assim evitando a necessidade de um produto específico de olhos.

Quando é que é faz sentido usar um produto específico para os olhos?

Quem sofre de olheiras e quer um produto com uma ação descongestionante e que promova a circulação sanguínea tem benefícios em usar um creme de olhos com essas características. Nesses casos, deve-se escolher um produto com activos descongestionantes como a camomila, cafeína, entre outros. A vitamina K também ajuda nas olheiras.

Para todas as outras pessoas, o uso de um sérum e de um creme ligeiro, podem substituir perfeitamente o creme de olhos.

No entanto, o que é fundamental colocar nesta zona do rosto é protetor solar, visto ser uma zona frágil, e por ser afectada facilmente por sinais de idade como as rugas. Para quem tem olhos sensíveis e sentir que os protetores solares transferem para o olho, o melhor é usar um protetor solar em stick.

E vocês, usam sempre creme de olhos na vossa rotina ou substituem por outro tipo de produtos?

  1. Oi Andreia! Meu mundo praticamente acabou quando soube que os cremes de olhos são dispensáveis hahaha. Eu atualmente uso o ácido tioglicoico. Tenho dark circles demais. Me indicarias algum laser para fazer aqui em Macau?

    Adoro o seu blog!!

    1. O que eu me ri agora, Camila! O serum de olhos K-vit da Sesderma é bom para os dark circles e o La Roche Posay PigmentClar olhos também. Aqui em Macau, não conheço laser nenhum!
      Beijinho

  2. Olá Andreia. Mais um excelente artigo
    Venho solicitar a sua ajuda! 🙂 Pode aconselhar um bom produto para as rugas mais profundas nos olhos? Tenho 39 anos e uma “boa ” pele de rosto mas muitas rugas profundas nos olhos o que me deixa desanimada… já usei vários produtos anti idade mas parecem não ajudar… no momento uso redermic R á noite e Substiane da la roche posay + protector solar de dia.
    Obrigado e parabéns pelo blog

  3. Olá Andreia,

    Parabéns pelos conteúdos sempre tão interessantes.

    Gostaria de saber se o Serum CC Melano pode ser usado no contorno dos olhos?

    Obrigada!

  4. Há pouco um dermatologista disse-me que não precisava de usar creme de olhos específico. Simplesmente aplicar o creme de rosto, mas com uma pequena diferença: juntar ao creme uma gota de um hidratante líquido, pois a pele dos olhos é mais fina. Que me diz disso, Andreia?
    Obrigada ??

  5. Olá andreia,

    Nem a propósito o seu artigo, porque estava mesmo agora pensar em comprar um creme de olhos, é algo que não dispenso na minha rotina, é impensável não colocar, mas estou perdida, os cremes que tenho comprado não tem resultado comigo. E também precisava de uma máscara, de Serum tudo . O que me aconselha andreia . Tenho 36 anos.

    Obrigada ?

  6. Olá Andreia!
    Essa é uma boa pergunta.
    Eu sofro de glaucoma e aplico timolol e tafluprost todos os dias nos meus olhos (Azarga e Taptiqon) por ordem do meu oftalmologista.
    Também por ordem dele, deixei de maquilhar os olhos.
    Mas gostaria de usar um creme para o contorno dos olhos. Tenho tido muita sorte porque nenhum destes colírios me provocou qualquer pigmentação e rugas, nem vê-las. Sei que é uma questão genética porque o meu pai de 96(!) anos tem muito poucas rugas….
    Qual o creme que me aconselha (sem “chocar” o meu oftalmologista? ?
    Parabéns pelo blog

  7. Posso falhar alguns cuidados de beleza, mas creme de olhos não.
    Uso o Advanced Night Repair Eye – Estée Lauder – há alguns anos. Atualmente a versão Supercharged Complex. Até à data pés de galinha são escassos. Só não consigo eliminar as olheiras e por vezes são bastante carregadas.
    Beijinho
    Lu

Deixar uma resposta

Mais histórias
Emagrecer. O que se pode e o que não se deve comer?
Don`t copy text!