E como está essa queda de cabelo? Muitas vezes, é com a mudança da estação, que surge a queda de cabelo sazonal, e o Outono bem como a Primavera são as alturas mais propícias a essa mesma queda. Especialmente na mulher, a queda está mais associada à mudança de estações e a variações hormonais.
A queda de cabelo é um processo muito complexo. A perda de 50 a 80 cabelos por dia é considerada normal pelos dermatologistas, porque faz parte do ciclo fisiológico do cabelo. A partir de 100 cabelos por dia é que se fala em queda do cabelo, de um ponto de vista dermatológico. Como nenhum de nós anda a contar os cabelos que lhe caem por dia, é quando temos mais cabelos na banheira, na escova, quando passamos as mãos pelos cabelos e vemos mais cabelos que o habitual que falamos em queda de cabelo.
Existem vários tipos de tratamentos disponíveis no mercado. Os champõs anti-queda não se podem considerar um tratamento, visto que apenas são um complemento ao tratamento e não um tratamento em si.
Os tratamentos anti-queda dividem-se em produtos de aplicação tópica como as ampolas, sprays e produtos de toma oral como as cápsulas e comprimidos.. Os tratamentos orais têm a vantagem de também funcionarem para as unhas frágeis.
Para bons resultados, independentemente do tratamento escolhido deve-se manter esse tratamento durante 3 meses.
Vichy Aminexil 5 – As últimas ampolas de tratamento para a queda da Vichy. Existem na versão para Homem e para Mulher. Com aminexil, arginina, octeine, SP94, água termal Vichy actua nas 5 causas da queda do cabelo. Melhora a fixação do cabelo ao bolbo capilar, ajuda o cabelo a crescer, torna o cabelo mais forte e estimula a microcirculação. Usar uma ampola por dia ou em dias alternados durante 3 meses. A composição é similar à das ampolas da Kérastase, portanto, se na dúvida, escolham as da Vichy que têm um preço inferior.
Isdin Lambdapil monodoses – Contém melatonina, gingko biloba que melhora a microcirculação e biotina. Torna o cabelo mais resistente e mais forte. Aplicar uma monodose por dia no cabelo seco durante 3 meses. Gosto bastante deste produto!
Ecophane pó– Mais concentrado que as cápsulas. Contém proteína de trigo e sésamo hidrolisados que incentivam a formação de queratina e vitamina B6, B8 e zinco. Quem conheço que usou, diz maravilhas deste produto. Muito aconselhado para a queda de cabelo no pós-parto.
Hexaphane comprimidos – Com uma alta concentração em cistina e metionina que conferem resistência à fibra capilar e às unhas. Com vitaminas B3, B5, B6, B8 e vitamina E, associado ao gluconato de zinco, revitaliza e fortifica o bolbo capilar devolvendo vitalidade, brilho e volume ao cabelo danificado. Contém ainda magnésio que actua na queda de cabelo provocadas por excesso de trabalho ou stress. Um dos meus preferidos por ter uma fórmula muito completa e um preço muito razoável. Tomar 2 comprimidos por dia durante 3 meses.
E como está a vossa queda de cabelo este ano? Eu tenho tido uma maior queda de cabelo que o normal e comprei o champô da Klorane de Quinina que apesar de não ser um tratamento, parece estar a ajudar. Usualmente é este o meu procedimento, começo com queda anormal, compro um champô anti-queda e se ao fim de umas semanas não vir resultados, passo para um tratamento oral.
Nota! O que se fala aqui neste artigo é queda de cabelo sazonal. Queda de cabelo crónica, alopécia, etc. devem ser acompanhadas por médicos especialistas, têm por exemplo, a Unidade do Cabelo na CUF Descobertas e têm outro tipo de tratamentos que não estes.
PhotoCredits: Jennifer Aniston, Vogue, by Mario Testino