Rotina de beleza para quem tem de usar máscara

Máscaras. parte do nosso dia a dia nos últimos tempos. Para mim tem sido uma rotina diária desde o ínicio de Fevereiro. Portanto, também adaptei a minha rotina ao uso da máscara, porque a pele não respira tão bem e há duas consequências mais imediatas: o aparecimento de acne ou dermatite de contacto, em que a pele fica inflamada, irritada e com prurido (comichão).

Acne

O uso da máscara funciona como barreira. E é isso que pretendemos, que seja uma barreira contra o vírus. Mas funciona também como barreira para a pele respirar, ocluindo a pele e criando um ambiente húmido, devido à respiração, transpiração e ao calor. E essas características, tornam o ambiente muito propício ao aparecimento do acne, especialmente em peles com tendência acneica.

O que fazer para prevenir?

  • Usar produtos oil-free, com textura em gel e mais facilmente absorvidos. Eu tenho substituído cremes por geles hidratantes porque não pesam tanto na pele. Produtos preferidos: Endocare gel-creme, Gekka Sleeping Pack. Na verdade tenho usado esta Gekka como creme de dia e como máscara de noite, numa camada mais grossa.
  • Usar um exfoliante químico. Já falámos de inúmeros, produtos com ácido glicólico, ácido salícilico como o Skinceuticals Blemish Defense, ou ácido mandélico (para quem tem pele sensível é o mais adequado).
  • Fazer uma máscara de argila 1x por semana. Ajuda a desobstruir os poros e a controlar a oleosidade. podem fazer a vossa própria máscara com argila comprada em ervanárias ou no Celeiro ou comprar uma como a Vichy Máscara de argila purificante para poros ou Innisfree Máscara em cápsula Argila. Eu não vejo valor acrescentado em comprarem máscaras de argila muito caras, por isso, são estas as minhas recomendações!
  • Usar adesivos nas borbulhas pontuais como estes da CosRx. Se as borbulhas estão escondidas com a máscara, o melhor é mesmo tratar!

Outras Máscaras!

  • Sulwhasoo Clarifying Mask. Máscara que ajuda a desobstruir os poros, remover as células mortas para uma pele mais luminosa e limpa. Combina os benefícios do mel com extratos botânicos para suavemente exfoliar a pele. Sai em camada após seca. Ideal para fechar os poros. Tenho usado e adoro o resultado desta máscara! Não seca a pele como uma máscara de argila, podendo ser usada em peles maduras, jovens e mesmo em peles não oleosas devido às propriedades do mel.
  • Biretix mask. Esta máscara é mesmo para quem sofre de acne e tem a pele oleosa. Tem retinóides, 5% Argila verde e 10% Argila branca com uma elevada capacidade absorvente, retendo assim o excesso de oleosidade da pele e vitamina E.

Pele irritada

O que usar?

Não é preciso ter uma pele intolerante ou muito sensível para sofrer de dermatite de contacto ou eczema, em que a pele fica inflamada, irritada e com prurido (comichão). O uso contínuo da máscara tem este efeito. Eu na verdade estava a ficar com a zona das orelhas, onde os elásticos prendem irritada devido ao contacto constante dos elásticos (o Biafine foi a minha salvação!). Quem tem rosácea também pode observar um exacerbamento!

  • Cremes reparadores como Bepanthene eczema, Biafine ou o Cicaplast Baume B5. Podem ser usados também nos lábios. Evitem produtos à base de cortisona, excepto se forem recomendados por um médico. Em peles oleosas ou mistas, aloé vera por ser em gel também é uma excelente opção. Para quem tem a pele seca, Halibut em camada também é uma boa opção!
  • Cremes calmantes como o Klairs Midnight Blue Calming Cream, que tem centella asiática e extratos de camomila. Também pode ser usado por quem sofre de acne o que é uma excelente vantagem.
  • Séruns hidratantes. Ácido hialurónico é sempre uma excelente opção, mas vou-me abster de recomendar o HyaluB5 da La Roche-Posay porque tem álcool. Têm o Vichy Mineral 89 ou o Dr. Wu Intensive Hydrating Serum. O da Dr. Wu tem uma fórmula mais calmante, mas ambos não têm álcool e podem ser usados em peles sensíveis.

O que não fazer!

  • Não reciclar máscaras. As máscaras devem ser mudadas idealmente 2x ao dia, mas obrigatoriamente quando estão húmidas. E não reciclar de um dia para o outro! Para quem não conseguir devido ao elevado preço das mesmas, aconselho a que usem máscaras de tecido laváveis.
  • Não colocar álcool nas máscaras. Apesar de funcionar para as desinfectar e uma boa parte do álcool evaporar rapidamente, existe sempre um resíduo de álcool na máscara, o que não é ideal e que pode agravar dermatites e eczemas.
  • Evitar usar maquilhagem na zona da máscara. Ao colocarem base de maquilhagem estão a criar mais uma camada de obstrução. E se temos de usar máscara, porque não apenas reforçar a maquilhagem de olhos e corrigir defeitos pontuais com corretor?
Mais histórias
5 destinos imperdíveis na Ásia
Don`t copy text!