My Wellness – My Beauty Prescription http://mybeautyprescription.com Para uma pele de princesa Mon, 08 Oct 2018 08:40:15 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.9.6 120504995 HealthyTalks: Quando ser saudável deixa de ser saudável. http://mybeautyprescription.com/2018/08/healthytalks-quando-ser-saudavel-deixa-de-ser-saudavel/ http://mybeautyprescription.com/2018/08/healthytalks-quando-ser-saudavel-deixa-de-ser-saudavel/#comments Mon, 20 Aug 2018 07:52:37 +0000 http://mybeautyprescription.com/?p=6157 Ser saudável e tentar ser saudável é excelente, com tudo o que isso engloba, exercício, alimentação. Infelizmente, cada vez mais existe uma obsessão por ser-se saudável. E tudo o que é obsessivo, não é [pasmem-se!] saudável. Uma alimentação equilibrada. Exercício físico regular. É algo que só nos pode fazer bem, certo? Desde que não seja uma paranóia. Mas cada vez mais, muitos de nós não pensam em mais nada que no ginásio e nas marmitas. Para alguns, a primeira coisa a fazer nas férias num sítio novo, é ir a correr ao supermercado, comprar exactamente os mesmos alimentos que comem durante todo o ano. E isso, não é saudável. E o que torna tudo isto menos saudável? Influenciar as outras pessoas a fazer exactamente o mesmo. E isso passa pelos profissionais de saúde que pela forma como comunicam a alimentação, muitas vezes, tornam o comum dos mortais culpado pelas suas escolhas alimentares. E cada vez mais existem mais casos de distúrbios alimentares relacionados com a forma como lidamos com a comida. E não, não temos todos de cortar o glúten da alimentação. E sim, podemos cozinhar sem óleo de coco. Andamos todos a comer o mesmo, mas somos realmente mais saudáveis? E mais importante, somos mais felizes? Ser saudável passa [e muito!] pela nossa saúde mental. E isso engloba não dar carga negativa a alimentos. Não associar sentimentos de culpa à comida. E fundamentalmente, não viver para comer saudável. E […]

O post HealthyTalks: Quando ser saudável deixa de ser saudável. aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
Ser saudável e tentar ser saudável é excelente, com tudo o que isso engloba, exercício, alimentação. Infelizmente, cada vez mais existe uma obsessão por ser-se saudável. E tudo o que é obsessivo, não é [pasmem-se!] saudável.

Uma alimentação equilibrada. Exercício físico regular. É algo que só nos pode fazer bem, certo? Desde que não seja uma paranóia. Mas cada vez mais, muitos de nós não pensam em mais nada que no ginásio e nas marmitas. Para alguns, a primeira coisa a fazer nas férias num sítio novo, é ir a correr ao supermercado, comprar exactamente os mesmos alimentos que comem durante todo o ano. E isso, não é saudável. E o que torna tudo isto menos saudável? Influenciar as outras pessoas a fazer exactamente o mesmo. E isso passa pelos profissionais de saúde que pela forma como comunicam a alimentação, muitas vezes, tornam o comum dos mortais culpado pelas suas escolhas alimentares. E cada vez mais existem mais casos de distúrbios alimentares relacionados com a forma como lidamos com a comida. E não, não temos todos de cortar o glúten da alimentação. E sim, podemos cozinhar sem óleo de coco. Andamos todos a comer o mesmo, mas somos realmente mais saudáveis? E mais importante, somos mais felizes?

Ser saudável passa [e muito!] pela nossa saúde mental. E isso engloba não dar carga negativa a alimentos. Não associar sentimentos de culpa à comida. E fundamentalmente, não viver para comer saudável. E não passar a vida a pensar em comida! Comer saudável para viver bem, isso sim. E isso engloba saber abrir excepções e ser equilibrado. Saber que há dias em que a alimentação não está totalmente no nosso controlo, mas não é por aí que vem algum mal ao mundo. Saber aproveitar novos lugares, conhecer novas comidas e saborear o que a vida nos traz. E é possível fazer isso de uma forma saudável. E sem culpas.

Photo Credits: Photo by Brooke Lark

O post HealthyTalks: Quando ser saudável deixa de ser saudável. aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
http://mybeautyprescription.com/2018/08/healthytalks-quando-ser-saudavel-deixa-de-ser-saudavel/feed/ 9 6157
Suplementos de Q10: como tomar e para quem! http://mybeautyprescription.com/2018/04/suplementos-q10/ http://mybeautyprescription.com/2018/04/suplementos-q10/#comments Mon, 23 Apr 2018 09:24:48 +0000 http://mybeautyprescription.com/?p=5960 Existem imensos suplementos e o mais difícil é escolher quais os mais apropriados para nós. Hoje vou falar dos suplementos de Q10 e para quem são adequados! A Q10, coenzima Q10, é um antioxidante que existe nas mitocôndrias de todas as células [quem se lembra das aulas de ciência?], e é fundamental para a produção de energia pelas células. Há medida que envelhecemos, nomeadamente, a partir dos 25 anos de idade, os níveis de Q10 vão diminuindo, bem como, em certas doenças crónicas. Existe evidência que a suplementação com Q10 pode ajudar a retardar o envelhecimento e a progressão dessas mesmas doenças, como as doenças cardiovasculares e inflamatórias, devido ao efeito antioxidante da Q10. Existe a necessidade de mais estudos e ensaios clínicos de maior duração para avaliar o efeito da Q1o no síndrome metabólico como o PCOS ou artrite reumatóide, diabetes, doenças neurodegenerativas e renais. A Q10 também parece melhorar a fertilidade. Por agora, a Q10 está indicada para o tratamento da fadiga e cansaço muscular, bem como suplemento de escolha em quem tem doenças cardíacas. A suplementação com Q10 demonstrou em vários estudos, uma redução significativa na pressão arterial, bem como uma redução dos níveis de colesterol e triglicéridos. Que alimentos contêm Q10? As melhores fontes alimentares de Q10 são: vísceras [os tecidos como os rins e o coração são muito ricos em Q1o seja em humanos ou em animais], bem como a carne, peixes gordos e abacate. Eu […]

O post Suplementos de Q10: como tomar e para quem! aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
Existem imensos suplementos e o mais difícil é escolher quais os mais apropriados para nós. Hoje vou falar dos suplementos de Q10 e para quem são adequados!

A Q10, coenzima Q10, é um antioxidante que existe nas mitocôndrias de todas as células [quem se lembra das aulas de ciência?], e é fundamental para a produção de energia pelas células. Há medida que envelhecemos, nomeadamente, a partir dos 25 anos de idade, os níveis de Q10 vão diminuindo, bem como, em certas doenças crónicas.

Existe evidência que a suplementação com Q10 pode ajudar a retardar o envelhecimento e a progressão dessas mesmas doenças, como as doenças cardiovasculares e inflamatórias, devido ao efeito antioxidante da Q10. Existe a necessidade de mais estudos e ensaios clínicos de maior duração para avaliar o efeito da Q1o no síndrome metabólico como o PCOS ou artrite reumatóide, diabetes, doenças neurodegenerativas e renais. A Q10 também parece melhorar a fertilidade.

Por agora, a Q10 está indicada para o tratamento da fadiga e cansaço muscular, bem como suplemento de escolha em quem tem doenças cardíacas. A suplementação com Q10 demonstrou em vários estudos, uma redução significativa na pressão arterial, bem como uma redução dos níveis de colesterol e triglicéridos.

Que alimentos contêm Q10?

As melhores fontes alimentares de Q10 são: vísceras [os tecidos como os rins e o coração são muito ricos em Q1o seja em humanos ou em animais], bem como a carne, peixes gordos e abacate.

Eu tenho tomado um suplemento de Q10, o Bioactivo Q10 Forte com Q10 a 100mg, para aumentar os meus níveis de energia com bons resultados. Além disso, é um excelente antioxidante, que só faz bem à pele. 🙂 E vocês, costumam tomar suplementos de Q10?

O post Suplementos de Q10: como tomar e para quem! aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
http://mybeautyprescription.com/2018/04/suplementos-q10/feed/ 22 5960
A importância do selénio para a saúde! http://mybeautyprescription.com/2018/02/selenio/ http://mybeautyprescription.com/2018/02/selenio/#comments Mon, 05 Feb 2018 11:41:26 +0000 http://mybeautyprescription.com/?p=5786 Mesmo quando se tem uma alimentação saudável é cava vez mais difícil retirar todos as vitaminas e minerais da alimentação. No caso do selénio, os solos agrícolas em Portugal, tal como em muitos outros países da Europa, são relativamente pobres neste mineral. Por isso, será sempre muito difícil fazer uma alimentação rica em selénio. Os estudos mostram que uma ingestão diária de 100 µg é o indicado, mas a maioria dos europeus consome cerca de metade dessa dose. Sinais de deficiência A fadiga, fraqueza muscular, perda de massa muscular, queda de cabelo, descoloração das unhas são os sinais de deficiência de selénio mais comuns. Quem tem problemas de tiróide, deve fazer suplementação com selénio, porque é fundamental para a produção das hormonas da tiróide. Porque se este mineral não estiver presente, o iodo pode provocar danos na tiróide. Quem não consome peixe e carne tem mais propensão a ter deficiência em selénio. Quem tem dores reumáticas e doenças inflamatórias crónicas também beneficia da toma de um suplemento deste mineral porque ajuda a diminuir a inflamação. Que alimentos são ricos em selénio? Castanhas-do-brasil. Um dos alimentos mais ricos em selénio, em média, duas castanhas-do-brasil fornecem 53 microgramas. Os outros frutos secos e as sementes de abóbora também são ricos em selénio mas em menor quantidade. Ovos [15 microgramas por ovo]. Aveia e outros cereais como o trigo e o centeio. Cogumelos Atum Espinafres [11 microgramas por chávena] A toma de um suplemento de selénio […]

O post A importância do selénio para a saúde! aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
Mesmo quando se tem uma alimentação saudável é cava vez mais difícil retirar todos as vitaminas e minerais da alimentação. No caso do selénio, os solos agrícolas em Portugal, tal como em muitos outros países da Europa, são relativamente pobres neste mineral. Por isso, será sempre muito difícil fazer uma alimentação rica em selénio. Os estudos mostram que uma ingestão diária de 100 µg é o indicado, mas a maioria dos europeus consome cerca de metade dessa dose.

Sinais de deficiência

A fadiga, fraqueza muscular, perda de massa muscular, queda de cabelo, descoloração das unhas são os sinais de deficiência de selénio mais comuns. Quem tem problemas de tiróide, deve fazer suplementação com selénio, porque é fundamental para a produção das hormonas da tiróide. Porque se este mineral não estiver presente, o iodo pode provocar danos na tiróide. Quem não consome peixe e carne tem mais propensão a ter deficiência em selénio. Quem tem dores reumáticas e doenças inflamatórias crónicas também beneficia da toma de um suplemento deste mineral porque ajuda a diminuir a inflamação.

Que alimentos são ricos em selénio?

  • Castanhas-do-brasil. Um dos alimentos mais ricos em selénio, em média, duas castanhas-do-brasil fornecem 53 microgramas. Os outros frutos secos e as sementes de abóbora também são ricos em selénio mas em menor quantidade.
  • Ovos [15 microgramas por ovo].
  • Aveia e outros cereais como o trigo e o centeio.
  • Cogumelos
  • Atum
  • Espinafres [11 microgramas por chávena]

A toma de um suplemento de selénio é aconselhado para quem tenha queda de cabelo, unhas quebradiças e descoloradas e para quem tenha problemas de tiróide ou problemas cardíacos. Quem tem o sistema imunitário debilitado também tem benefícios em tomar um suplemento de selénio. O suplemento que costumo aconselhar é o Bioactivo Selénio + Zinco. Neste suplemento o selénio está presente numa forma mais biodisponível e, por isso, é muito melhor absorvido pelo organismo. Tem ainda a vantagem de ter zinco associado, que é fundamental na manutenção do cabelo, unhas, pele, visão e ossos saudáveis, e na protecção das células contra o stress oxidativo, o que torna esta combinação vantajosa. No meu caso, como a minha tiróide precisa de uma ajudinha e como tenho tido alguma queda do cabelo [porque a tiróide não funciona bem] tem sido o suplemento que também tenho tomado. Quem mais toma?

O post A importância do selénio para a saúde! aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
http://mybeautyprescription.com/2018/02/selenio/feed/ 18 5786
Poolside Pilates Workshop! http://mybeautyprescription.com/2017/12/poolside-pilates/ http://mybeautyprescription.com/2017/12/poolside-pilates/#comments Thu, 14 Dec 2017 14:53:12 +0000 http://mybeautyprescription.com/?p=5636   Pilates has become synonymous with lean, toned bodies. But the benefits of Pilates go far beyond simple core strength and flexibility. In addition to the aesthetic benefits, regularly practicing this total-body workout can ease back pain, improve bone density and boost heart rate. These surprising benefits make Pilates an effective cross-training workout, perfect to complement your regular training plan. For those, who follow me in Instagram, you probably noticed that I was at this incredible Pilates Workshop at Crown Towers here in Macau. It is great that Pilates is getting more and more popular here in Asia! In the 1920s, physical trainer Joseph Pilates introduced Pilates into America as a way to help injured athletes and dancers safely return to exercise and maintain their fitness. Since then, Pilates has been adapted to suit people in the general community. The Pilates method is taught to suit each person and exercises are regularly re-evaluated to ensure they are appropriate for that person. Due to the individual attention, this method can suit everybody from elite athletes to people with limited mobility, pregnant women and people with low fitness levels. A typical Pilates workout includes a number of exercises and stretches. Each exercise is performed with attention to proper breathing techniques and abdominal muscle control. To gain the maximum benefit, you should do Pilates at least two or three times per week.   Nos anos 20, o alemão Joseph Pilates criou um método […]

O post Poolside Pilates Workshop! aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
 

Pilates has become synonymous with lean, toned bodies. But the benefits of Pilates go far beyond simple core strength and flexibility. In addition to the aesthetic benefits, regularly practicing this total-body workout can ease back pain, improve bone density and boost heart rate. These surprising benefits make Pilates an effective cross-training workout, perfect to complement your regular training plan. For those, who follow me in Instagram, you probably noticed that I was at this incredible Pilates Workshop at Crown Towers here in Macau. It is great that Pilates is getting more and more popular here in Asia!

In the 1920s, physical trainer Joseph Pilates introduced Pilates into America as a way to help injured athletes and dancers safely return to exercise and maintain their fitness. Since then, Pilates has been adapted to suit people in the general community.

The Pilates method is taught to suit each person and exercises are regularly re-evaluated to ensure they are appropriate for that person. Due to the individual attention, this method can suit everybody from elite athletes to people with limited mobility, pregnant women and people with low fitness levels.

A typical Pilates workout includes a number of exercises and stretches. Each exercise is performed with attention to proper breathing techniques and abdominal muscle control. To gain the maximum benefit, you should do Pilates at least two or three times per week.

 

Nos anos 20, o alemão Joseph Pilates criou um método de exercícios de forma a ajudar os atletas e bailarinos  a recuperarem de lesões. A partir daí e devido ao sucesso do método, o Pilates foi adaptado de forma a poder ser feito por qualquer pessoa. Por ser muito flexível e altamente personalizado de acordo com a condição física de cada um, é uma boa opção tanto para atletas de elite como para pessoas com mobilidade limitada, mulheres grávidas e pessoas com baixos níveis de aptidão física.

Um treino típico de Pilates inclui várias séries de exercícios e alongamentos. Cada exercício é realizado com atenção às técnicas respiratórias adequadas e ao controlo muscular abdominal. Para resultados visíveis, deve ser realizado 2 a 3x por semana.

Para além de tonificar o corpo e melhorar a musculatura abdominal, praticar Pilates alivia dores de costas, melhora a densidade óssea, a flexibilidade e a postura. Esses benefícios fazem do Pilates um excelente complemento do treino habitual. Eu sou grande fã e adorei este workshop de Pilates no Crown Towers em Macau. E vocês, já experimentaram? O que acham desta modalidade?

O post Poolside Pilates Workshop! aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
http://mybeautyprescription.com/2017/12/poolside-pilates/feed/ 2 5636
Seed Cycling: regular o ciclo menstrual usando sementes! http://mybeautyprescription.com/2017/11/seed-cycling/ http://mybeautyprescription.com/2017/11/seed-cycling/#comments Mon, 06 Nov 2017 13:15:28 +0000 http://mybeautyprescription.com/?p=5529 A maioria das mulheres tem problemas com o ciclo menstrual. Ciclos irregulares, amenorreia [ausência de menstruação], dismenorreia e síndrome pré-menstrual com sintomas como dor e desconforto que tornam o dia-a-dia mais difícil e menos produtivo. Além disso, usualmente quem tem problemas com o ciclo menstrual acaba também por ter problemas de pele, porque as hormonas não regulam apenas o ciclo menstrual, regulam também o humor, a qualidade da pele, a quantidade de pêlos, etc. Problemas comuns de ciclo menstrual: menstruação caracterizada por um fluxo abundante mestruação com um fluxo muito ligeiro/acastanhado ciclos irregulares amenorreia [ausência de mestruação por um período superior a 3 meses] dismenorreia [menstruação dolorosa e incapacitante] síndrome pré-menstrual, que se caracteriza por variações bruscas de humor e zona abdominal rígida e dolorosa nos dias que antecedem a menstruação acne, hirsutismo [pêlos grossos e escuros] Os estrogénios e a progesterona são as hormonas essenciais para um ciclo menstrual regulado. Sempre que há um desequilíbrio na proporção destas hormonas, o ciclo menstrual fica desregulado podendo existir sinais e sintomas mais ou menos visíveis. Sempre que se tem um descontrolo hormonal e um ciclo menstrual não regulado, deve-se procurar um ginecologista e fazer análises hormonais para se perceber a dimensão do problema e fazer um tratamento adequado. Algo que parece ajudar quem tem problemas menstruais é fazer o seed cycling, que basicamente é regular o ciclo menstrual usando diferentes tipos de sementes. Dia 1-14 do ciclo Do dia 1-14 do […]

O post Seed Cycling: regular o ciclo menstrual usando sementes! aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
A maioria das mulheres tem problemas com o ciclo menstrual. Ciclos irregulares, amenorreia [ausência de menstruação], dismenorreia e síndrome pré-menstrual com sintomas como dor e desconforto que tornam o dia-a-dia mais difícil e menos produtivo.

Além disso, usualmente quem tem problemas com o ciclo menstrual acaba também por ter problemas de pele, porque as hormonas não regulam apenas o ciclo menstrual, regulam também o humor, a qualidade da pele, a quantidade de pêlos, etc.

Problemas comuns de ciclo menstrual:

  • menstruação caracterizada por um fluxo abundante
  • mestruação com um fluxo muito ligeiro/acastanhado
  • ciclos irregulares
  • amenorreia [ausência de mestruação por um período superior a 3 meses]
  • dismenorreia [menstruação dolorosa e incapacitante]
  • síndrome pré-menstrual, que se caracteriza por variações bruscas de humor e zona abdominal rígida e dolorosa nos dias que antecedem a menstruação
  • acne, hirsutismo [pêlos grossos e escuros]

Os estrogénios e a progesterona são as hormonas essenciais para um ciclo menstrual regulado. Sempre que há um desequilíbrio na proporção destas hormonas, o ciclo menstrual fica desregulado podendo existir sinais e sintomas mais ou menos visíveis.

Sempre que se tem um descontrolo hormonal e um ciclo menstrual não regulado, deve-se procurar um ginecologista e fazer análises hormonais para se perceber a dimensão do problema e fazer um tratamento adequado.

Algo que parece ajudar quem tem problemas menstruais é fazer o seed cycling, que basicamente é regular o ciclo menstrual usando diferentes tipos de sementes.

Dia 1-14 do ciclo

Do dia 1-14 do ciclo, está-se na fase folicular, que é a fase em que os estrogénios são predominantes. 

Todos os dias tomar:

  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça moída, de preferência biológicas.
  • 1 colher de sopa de sementes de abóbora, de preferência biológicas.

Estas sementes são ricas em ómegas-3 e os linhanos presentes na linhaça ajudam a bloquear o excesso de estrogénio e as sementes de abóbora são ricas em zinco que é essencial para a produção de progesterona na segunda parte do ciclo.

Dia 15-28 do ciclo

A segunda fase do ciclo ovulatório, designada fase luteínica, é caracterizada por um aumento da produção de progesterona e um declínio nos níveis de estrogénios.

Todos os dias tomar:

  • 1 colher de sopa de sementes de sésamo, de preferência biológicas.
  • 1 colher de sopa de sementes de girassol, de preferência biológicas.

Estas sementes são ricas em ómegas-6 e as sementes de sésamo ajudam a bloquear o excesso de estrogénios e as sementes de girassol são ricas em selénio que ajuda num bom equilíbrio hormonal.

Os resultados usualmente demoram entre 3 a 6 ciclos a serem visíveis e o seed cycling não pretende ser um tratamento, mas sim um complemento natural para ajudar o corpo a regular-se naturalmente. Não é difícil de fazer, basta juntar as sementes a um batido, aveia ou iogurte conforme a preferência de cada uma. O melhor mesmo é usar uma app para se perceber em que altura do ciclo menstrual se está e assim é mais fácil não haver confusões.

Para quem não tem ciclo menstrual, o que habitualmente se faz é usar o ciclo lunar para fazer este protocolo. Começa-se no primeiro dia da lua nova e passado 14 dias muda-se para a fase 2.

Alguém já experimentou o seed cycling? Interessadas em experimentar? 🙂

O post Seed Cycling: regular o ciclo menstrual usando sementes! aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
http://mybeautyprescription.com/2017/11/seed-cycling/feed/ 9 5529
Que suplementos tomar no Outono? http://mybeautyprescription.com/2017/10/suplementos-tomar-no-outono/ http://mybeautyprescription.com/2017/10/suplementos-tomar-no-outono/#comments Mon, 23 Oct 2017 09:14:46 +0000 http://mybeautyprescription.com/?p=5513 Com a chegada do Outono, muitas pessoas acusam a mudança de estação. Queda de cabelo, cansaço, sistema imunitário mais debilitado, uma ligeira depressão ou uma melancolia mais intensa são frequentes. E por isso, a introdução de um suplemento alimentar pode ser muito importante, de acordo com as necessidade individuais de cada um. Vamos saber mais sobre que suplementos tomar no Outono? Multivitamínico. Apesar de não corrigirem carências nutricionais graves, ajudam o organismo a combater deficiências ligeiras. Importante para quem tem o sistema debilitado ou para quem não se alimenta sempre da melhor forma. Quem tem problemas cardíacos ou hipertensão deve evitar multivitamínicos com ginseng. Vitamina D. Com a mudança da estação e com a consequente mudança de hora, os dias ficam mais pequenos e com menos luz. Por isso, nada melhor do que fazer um suplemento de vitamina D [vitamina D3 e não D2] que estabiliza o humor e evita depressões. E além disso, parece que a maioria da população portuguesa tem deficiência de vitamina D. Ajuda também a evitar crises de asma e ajuda a estabilizar o peso. Suplemento para ter energia e melhorar a memória. Todos nós temos alturas em que nos sentimos mais cansados, com menos energia e em que a memória nos falha. O meu suplemento preferido para a memória e energia é o Epamar Gingko. Tomo pelo menos 6 meses por ano e é o suplemento a que volto sempre que tenho menos energia e mais dificuldade em concentrar. […]

O post Que suplementos tomar no Outono? aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
Com a chegada do Outono, muitas pessoas acusam a mudança de estação. Queda de cabelo, cansaço, sistema imunitário mais debilitado, uma ligeira depressão ou uma melancolia mais intensa são frequentes. E por isso, a introdução de um suplemento alimentar pode ser muito importante, de acordo com as necessidade individuais de cada um. Vamos saber mais sobre que suplementos tomar no Outono?

  • Multivitamínico. Apesar de não corrigirem carências nutricionais graves, ajudam o organismo a combater deficiências ligeiras. Importante para quem tem o sistema debilitado ou para quem não se alimenta sempre da melhor forma. Quem tem problemas cardíacos ou hipertensão deve evitar multivitamínicos com ginseng.
  • Vitamina D. Com a mudança da estação e com a consequente mudança de hora, os dias ficam mais pequenos e com menos luz. Por isso, nada melhor do que fazer um suplemento de vitamina D [vitamina D3 e não D2] que estabiliza o humor e evita depressões. E além disso, parece que a maioria da população portuguesa tem deficiência de vitamina D. Ajuda também a evitar crises de asma e ajuda a estabilizar o peso.
  • Suplemento para ter energia e melhorar a memória. Todos nós temos alturas em que nos sentimos mais cansados, com menos energia e em que a memória nos falha. O meu suplemento preferido para a memória e energia é o Epamar Gingko. Tomo pelo menos 6 meses por ano e é o suplemento a que volto sempre que tenho menos energia e mais dificuldade em concentrar. Podem encontrar nas farmácias, mas vão ter de pedir para encomendar na maioria das vezes. [A última vez que pedi a um amigo de Portugal para me trazer, aconselharam-lhe na farmácia outro produto que lhe disseram que era igual e afinal as doses não tinham nada a ver e era mais caro. Podem imaginar o quanto enganada me senti!]
  • Suplemento para estimular o sistema imunitário. Importante para quem fica sempre constipado com mudanças bruscas de temperatura ou para quem tem episódios recorrentes de herpes. Tomar selénio e zinco é fundamental. A deficiência em selénio afecta o sistema imunitário, e alguns sinais desta deficiência poderão ser fadiga, fraqueza muscular, perda de massa muscular, queda de cabelo, descoloração das unhas, infertilidade e/ou problemas cardíacos. O suplemento da Bioactivo selénio+zinco é uma boa opção. Quem quiser tomar um suplemento rico em vitamina C natural pode tomar camu camu, por exemplo da Fold que se encontra em farmácias ou da Iswari no Celeiro.
  • Suplemento para quem tem problemas hormonais. Principalmente as mulheres têm bastante tendência a ter problemas hormonais. Síndrome dos ovários poliquísticos, amenorreia [menstruação ausente], dismenorreia [menstruação dolorosa] entre outros. Um bom exemplo de um suplemento que ajuda a equilibrar as hormonas e a evitar crises de acne hormonal é a maca. Por ser muito rica em proteína, é excelente para fortificar unhas e cabelo. Contém vitamina C e E que estimulam a produção de colagénio e ajudam a combater o stress oxidativo. Como exemplos de bons produtos temos a Maca da Fold ou da Iswari.
  • Suplemento para quem tem queda de cabelo. Como o Outono é uma altura propícia à queda de cabelo, um bom suplemento para a queda é indicado para quem nota ter bastante queda de cabelo nesta altura do ano [ou em todo o ano]. É imperativo fazer o tratamento durante 3 meses, mas para quem tem queda de cabelo acentuada apenas um champô anti-queda não é suficiente. Os meus suplementos preferidos são o IFC Cistitione forte muito prescrito pelos dermatologistas e o Hexaphane. Têm ambos uma boa fórmula e são bastante mais interessantes do que outros no mercado. Podem ser complementados com um suplemento de selénio e zinco como o Bioactivo selénio+zinco  que falei em cima e que pode ser tomado durante todo o ano.
  • Suplementos para quem tem depressão ou se sente bastante em baixo. Independente de se tomar anti-depressivos ou não, tomar bons suplementos alimentares é muito importante no combate à depressão. Tomar magnésio e vitamina D deveria ser quase obrigatório. E para quem se sente mais em baixo com a mudança da estação, a chamada depressão sazonal, estes suplementos são uma boa ajuda. E como nem todos os suplementos de magnésio são iguais, deve-se optar por citrato de magnésio ou glicinato de magnésio, os que são mais facilmente absorvidos pelo organismo. Para quem quer uma referência o Magnésio Gold Nutrition é uma opção. Para quem sofre de obstipação e de problemas de estômago, um suplemento com hidróxido de magnésio é o mais indicado, porque tem um ligeiro efeito laxante e é anti-ácido. O Bioactivo Magnésio é um bom exemplo.

Photo by Héctor Martínez on Unsplash

O post Que suplementos tomar no Outono? aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
http://mybeautyprescription.com/2017/10/suplementos-tomar-no-outono/feed/ 34 5513
A DECO e o teste dos batons! http://mybeautyprescription.com/2017/10/deco-e-o-teste-dos-batons/ http://mybeautyprescription.com/2017/10/deco-e-o-teste-dos-batons/#comments Mon, 09 Oct 2017 09:03:24 +0000 http://mybeautyprescription.com/?p=5489 O artigo da DECO sobre batons hidratantes veio pôr a nu várias realidades. Primeiro, que os jornalistas da secção de beleza de revistas ou jornais não sabem ler estudos e não sabem nada sobre ingredientes. O que é uma realidade preocupante, visto que é através de artigos publicados por estas pessoas que a maioria de nós tem acesso às novidades de beleza e ao que supostamente é o melhor da cosmética. Não acho que seja necessário uma pós-graduação em cosmética para escrever sobre beleza, mas algumas noções básicas deveriam ser essenciais. Vejamos, a NiT que diz que Vasenol vaselina a 100% é perigosa porque contém uma substância perigosa chamada petrolatum. Petrolatum é… vaselina. E para a maioria de nós, vaselina pura era o que as nossas avós usavam como hidratante labial. E sim, é um derivado purificado do petróleo com propriedades hidratantes e cicatrizantes. O Petrolatum é obtido a partir de uma série de purificações do petróleo bruto, da mesma forma que são obtidos outros derivados do petróleo como a parafina sólida ou a cera mineral. Na verdade, o Petrolatum foi patenteado para uso cosmético pela primeira vez em 1872 e é provavelmente uma das substâncias mais estudadas para uso cosmético. Não é uma substância perigosa, caso contrário, não seria usada em cosmética há tantos anos, mas como é óbvio, não deve ser ingerida. Mas, escrito desta forma parece que a vaselina está contaminada com uma substância perigosa e não é o caso. E […]

O post A DECO e o teste dos batons! aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
O artigo da DECO sobre batons hidratantes veio pôr a nu várias realidades. Primeiro, que os jornalistas da secção de beleza de revistas ou jornais não sabem ler estudos e não sabem nada sobre ingredientes. O que é uma realidade preocupante, visto que é através de artigos publicados por estas pessoas que a maioria de nós tem acesso às novidades de beleza e ao que supostamente é o melhor da cosmética. Não acho que seja necessário uma pós-graduação em cosmética para escrever sobre beleza, mas algumas noções básicas deveriam ser essenciais.

Vejamos, a NiT que diz que Vasenol vaselina a 100% é perigosa porque contém uma substância perigosa chamada petrolatum. Petrolatum é… vaselina. E para a maioria de nós, vaselina pura era o que as nossas avós usavam como hidratante labial. E sim, é um derivado purificado do petróleo com propriedades hidratantes e cicatrizantes. O Petrolatum é obtido a partir de uma série de purificações do petróleo bruto, da mesma forma que são obtidos outros derivados do petróleo como a parafina sólida ou a cera mineral. Na verdade, o Petrolatum foi patenteado para uso cosmético pela primeira vez em 1872 e é provavelmente uma das substâncias mais estudadas para uso cosmético. Não é uma substância perigosa, caso contrário, não seria usada em cosmética há tantos anos, mas como é óbvio, não deve ser ingerida. Mas, escrito desta forma parece que a vaselina está contaminada com uma substância perigosa e não é o caso. E dizerem algo como um batom é perigoso ou um batom está na “lista negra” é irresponsável e muito grave.

Quanto ao estudo da DECO, vamos começar pelo básico. A DECO aceita artigos pagos. E acho que devemos ter isso em mente, pois os seus estudos podem ter validade, mas precisam de ser lidos com espírito crítico. Primeiro, os métodos utilizados não são descritos com clareza. A forma vaga como descrevem “Como testamos” nunca seria aceite para um estudo dito científico publicado numa revista científica de referência.

Como a DECO refere, a lei europeia permite a utilização de óleos minerais em cosméticos, “se se conhecerem todos os antecedentes de refinação e se se puder provar que a substância a partir da qual foram produzidos não é carcinogénica”.  E sim, a legislação permite o uso de óleos minerais, porque na maioria dos casos são excelentes a manter a hidratação e a função barreira da pele.  E se há algo muito bom em pertencer à União Europeia é que a legislação europeia para a cosmética é muito mais rigorosa do que por exemplo, a legislação americana ou brasileira. Afinal, na Europa as autoridades que legislam para a cosmética são as mesmas que legislam para medicamentos, o que faz com que a legislação seja, em geral mais apertada. E não é à toa, que, por exemplo, os protetores solares europeus são bem melhores a nível de tecnologia do que os americanos.

Quimicamente, os óleos minerais e ceras consistem em misturas de carbono saturadas usualmente designadas de MOSH [hidrocarbonetos saturados de óleos minerais]. Os óleos minerais e ceras usados em produtos cosméticos são, em geral, altamente refinados. passando por processos como destilação, extração e cristalização seguidos de purificação. Este processo tem como objetivo minimizar a presença de compostos aromáticos designados por MOAH [hidrocarbonetos aromáticos de óleos minerais] que estão inevitavelmente presentes no óleo mineral que serve de matéria-prima. Os MOAH estão sob escrutínio porque podem conter carcinógenios genotóxicos como contaminantes.

Como é necessário fazer uma avaliação do risco para a saúde destes compostos e porque a análise da composição de um óleo mineral é extremamente complexa, usualmente quantifica-se apenas a soma de MOSH [proveniente de óleos minerais] com POSH [proveniente de óleos sintéticos].

A Cosmetics Europe assume que a maioria dos materiais dos batons são ingeridos. Por isso, estes testes assumem a pior hipótese que é todo o baton ser ingerido e por isso quem usa um batom diariamente, pode estar a ser exposto a níveis de MOSH+POSH superiores ao que é aconselhado. Por isso, é recomendado que os produtos labiais contenham menos do que 5% de MOSH+POSH.

E sim, uma mulher em média consome 7 batons ao longo da sua vida. Este estudo, por sua vez, baseia-se na premissa que todo o batom é ingerido. 

E que conclusões a tirar? Pessoalmente, evito usar batons com óleos minerais, mas parece-me altamente improvável que sejam perigosos para a saúde. A menos que gostem de os comer, claro. Mas, quem tem crianças pequenas deve estar atenta a este pormenor, porque eles têm tendência a ingerir o batom aplicado.

Para quem tem um batom preferido que tem óleo mineral não tem razão para ficar preocupado. Para quem não gosta da ideia, deve evitar ingredientes como:

  • Paraffinum Liquidum
  • Petrolatum
  • Cera Microcristallina ou microcrystalline wax;
  • Ceresin;
  • Hydrogenated microcrystalline wax;
  • Hydrogenated polyisobutene;
  • Ozokerite;
  • Paraffin ou parafina;
  • Polybutene;
  • Polyethylene;
  • Polyisobutene;
  • Synthetic wax.

E que boas opções existem no mercado? O meu preferido é o Burt’s Bees Pink Grapefruit e para os batons coloridos gosto da marca Jane Irisdale que tem apenas maquilhagem natural. Os Batons da Caudalie também não têm óleos minerais, o bálsamo hidratante da REN também não bem como o Honey Trap da Lush. Para crianças o stick da Mustela lábios e maçãs do rosto é uma boa opção.

O que é de reprovar no teste da DECO é o facto de apenas alarmar as pessoas e não propriamente informar o consumidor convenientemente. Na verdade, o que me alarma é colocarem estes óleos no pão e outros alimentos, porque aí são certamente ingeridos. Mas alguém fala disso? E também acho muito conveniente, apenas um batom, o Cien Care passar no teste da DECO, quando existem outras opções no mercado que não contêm óleos minerais.

O post A DECO e o teste dos batons! aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
http://mybeautyprescription.com/2017/10/deco-e-o-teste-dos-batons/feed/ 15 5489
#MyBeautyPrescription: a minha receita de beleza e saúde! http://mybeautyprescription.com/2017/04/receita-de-beleza/ http://mybeautyprescription.com/2017/04/receita-de-beleza/#comments Mon, 17 Apr 2017 09:05:18 +0000 http://mybeautyprescription.com/?p=4907 Eu tento ser uma pessoa saudável. Corpo e mente! E hoje vou partilhar a minha receita de beleza e saúde. Como qualquer receita é personalizada, e existem dicas que não farão sentido para a maioria das pessoas. No entanto, podemos sempre aprender algo de novo com a rotina dos outros e selecionar o que podemos incorporar na nossa própria rotina. Além disso, nunca expliquei bem os motivos pelos quais tenho determinados comportamentos, logo, hoje é o dia. 🙂 Usar uma pasta de dentes sem flúor. Para quem tem problemas de tiróide, altos níveis de flúor alteram o sistema endócrino, abrandando o funcionamento da tiróide e podendo mesmo causar hipotiroidismo. Infelizmente, nos dias de hoje, a água canalizada, as pastas de dentes com flúor acabam por nos deixar expostos a altos níveis de flúor. Logo, para quem tem problemas de tiróide é mesmo melhor evitar as pasta de dentes com flúor.  Por exemplo, uma das pastas mais famosas, a Pasta Medicinal Couto não tem flúor! Não consumir soja. Esta é uma decisão que tomei no ano passado e posso dizer que me sinto muito melhor. Deixei de me sentir inchada e com dificuldade em fazer a digestão. Não uso molho de soja e substituo por Coconut Aminos, que é um tempero à base do sumo do coqueiro que tem um sabor bastante semelhante à soja. Por exemplo, se for comer japonês, levo o meu próprio molho. 🙂 Isto é de especial importância para todas as […]

O post #MyBeautyPrescription: a minha receita de beleza e saúde! aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
Eu tento ser uma pessoa saudável. Corpo e mente! E hoje vou partilhar a minha receita de beleza e saúde. Como qualquer receita é personalizada, e existem dicas que não farão sentido para a maioria das pessoas. No entanto, podemos sempre aprender algo de novo com a rotina dos outros e selecionar o que podemos incorporar na nossa própria rotina. Além disso, nunca expliquei bem os motivos pelos quais tenho determinados comportamentos, logo, hoje é o dia. 🙂

  1. Usar uma pasta de dentes sem flúor. Para quem tem problemas de tiróide, altos níveis de flúor alteram o sistema endócrino, abrandando o funcionamento da tiróide e podendo mesmo causar hipotiroidismo. Infelizmente, nos dias de hoje, a água canalizada, as pastas de dentes com flúor acabam por nos deixar expostos a altos níveis de flúor. Logo, para quem tem problemas de tiróide é mesmo melhor evitar as pasta de dentes com flúor.  Por exemplo, uma das pastas mais famosas, a Pasta Medicinal Couto não tem flúor!
  2. Não consumir soja. Esta é uma decisão que tomei no ano passado e posso dizer que me sinto muito melhor. Deixei de me sentir inchada e com dificuldade em fazer a digestão. Não uso molho de soja e substituo por Coconut Aminos, que é um tempero à base do sumo do coqueiro que tem um sabor bastante semelhante à soja. Por exemplo, se for comer japonês, levo o meu próprio molho. 🙂 Isto é de especial importância para todas as pessoas que têm problemas de tiróide, problemas hormonais ou que não fazem bem a digestão. É incrível como quase tudo leva soja, até mesmo os chocolates! Logo, sou super atenta aos rótulos!
  3. Trocar os iogurtes por kéfir. Aqui em Macau, é muito difícil encontrar um iogurte que tenha menos de 12g de açúcar. Além disso têm um sabor muito artificial! Portanto, eu que era uma fã de iogurtes deixei de consumi-los.

    O kéfir de leite é uma bebida fermentada a partir do leite e adoro a cremosidade e o facto de ser super versátil [como um iogurte líquido!]. Gosto de misturar com aveia, linhaça triturada, sementes de chia e canhâmo à noite e com fruta aos pedaços como banana ou frutos vermelhos, polvilhar com canela e de manhã tenho o pequeno almoço preparado! 🙂 Ideal para quem tem problemas intestinais e se sente sempre inchado e/ou não faz bem a digestão. Para quem vive em Portugal, é relativamente fácil encontrar iogurtes sem açúcares adicionados. Escolham esses. 🙂

  4. Usar champô sem sal e sem sulfatos. Depois de ter feito um tratamento de queratina, passei a usar um champô sem sal e sem sulfatos e posso dizer que o meu cabelo tem muito menos frizz e controla-se muito mais facilmente. O que me tem permitido lavá-lo, dia sim, dia não, graças ao champô seco e ao facto de quando acordo não estar muito rebelde. E assim, tenho conseguido cumprir uma das minhas resoluções de ano novo, que é não lavar o cabelo todos os dias.
  5. Beber chá matcha. Especialmente no Verão gosto de chá Matcha, que é um tipo de chá verde em pó, que pode ser adicionado a água morna, logo não é necessário ferver e tem 137x mais antioxidantes que o chá verde. Tem um sabor mais amargo e há quem goste de adicionar ao leite e fazer um matcha latte. Eu pessoalmente prefiro beber apenas com água, simples.
  6. Adicionar uma colher de sopa de sementes de chia à manteiga de amêndoa ou de amendoim. Eu só compro manteigas de amêndoa ou amendoim que contenham apenas frutos secos e sal. Nada de óleos adicionados ou açúcar. Mas como os frutos secos acabam por libertar óleos naturalmente, quando abrimos o frasco usualmente temos óleo à superfície. E aí adiciono uma colher de chia e misturo muito bem. Assim, aumento a quantidade de fibra da manteiga e o sabor não é alterado.
  7. Trocar o arroz branco por arroz castanho, vermelho ou preto. Gosto muito de arroz castanho, mas também de arroz preto ou vermelho. O tempo de cozedura é maior, mas são muito saborosos e ricos em antioxidantes. Mais ricos em proteína e fibra, mantém os níveis de açúcar estáveis e dão mais saciedade.
  8. Beber chá de alcaçuz. Em inglês, chá de licorice root, gosto especialmente dos chás da marca inglesa orgânica Pukka. O alcaçuz tem propriedades anti-inflamatórias, estimula o sistema imunitário e ajuda na digestão. Mas, eu uso-o para baixar os níveis de cortisol, a hormona do stress. Uso muitas vezes também ashwagandha em comprimidos, que também ajuda a baixar os níveis de stress. Quando se trabalha 6 dias por semana, precisa-se de dar uma ajuda extra ao corpo e à mente.
  9. Ter sempre uma sopa feita. A sopa é a minha refeição preferida para todos os dias em que saio do trabalho às 21h30. Rápida de aquecer e evito dores de cabeça a pensar o que vou comer!
  10. Tomar um banho de imersão com Epsom Salts [sais de magnésio] e bicarbonato de sódio uma vez por semana. Gosto de adicionar umas gotas de óleo essencial de lavanda. Ajuda a relaxar os músculos e acalmar a mente. Quem não tiver sais de magnésio pode usar sal grosso da cozinha!
  11.  Usar produtos de beleza na rotina da manhã cheios de antioxidantes para proteger dos raios solares e da poluição. Usar um sérum de vitamina C todas as manhãs como o OST Sérum de vitamina a 20%, creme de dia antioxidante [estou a usar o Daywear da Estée Lauder] e de olhos [Skinceuticals AOX+gel] e protetor solar 50+. Todos os dias, sem exceção, seja Verão ou Inverno, nunca dispenso os produtos de beleza antioxidantes e o protetor solar 50+.

As minhas dicas são bastantes aleatórias e não estão ligadas entre si, mas todas elas contribuem para o estilo de vida no qual me sinto mais confortável e de forma a evitar que os meus níveis de hormonas da tiróide que estão no limiar do aceitável, piorem e necessite de medicação. E vocês? Têm alguma receita de beleza e/ou saúde que queiram partilhar? Alguma alteração recente no vosso quotidiano que vos fez sentir bem melhor? Contem-me tudo!

O post #MyBeautyPrescription: a minha receita de beleza e saúde! aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
http://mybeautyprescription.com/2017/04/receita-de-beleza/feed/ 27 4907
Vitamina D: uma super vitamina? http://mybeautyprescription.com/2017/03/vitamina-d/ http://mybeautyprescription.com/2017/03/vitamina-d/#comments Mon, 06 Mar 2017 08:12:13 +0000 http://mybeautyprescription.com/?p=4724 Vitamina D, a vitamina que obtemos do Sol, certo? E vivendo em locais com muito sol como Portugal ou Brasil, os nossos níveis  deveriam ser bons, não é verdade? No entanto, existem cada vez mais pessoas com níveis insuficientes, levando a que se fale numa epidemia global. Por outro lado, na comunidade médica há ainda uma desvalorização da importância da medição dos níveis séricos desta vitamina e de uma suplementação adequada. Vamos conhecer melhor a importância desta vitamina?A vitamina D não é uma simples vitamina lipossolúvel, funciona como uma hormona, porque regula diversos processos no nosso organismo. É considerada a vitamina do sol, porque não conseguimos obter os níveis necessários a partir da alimentação. Antidepressivo natural e melhora a qualidade do sono. Usualmente pessoas com depressão ou insónia têm níveis de vitamina D muito baixos. E é por isso que no Inverno nos sentimos mais tristonhos! Anti-inflamatório natural. Reduz as crises de asma e evita a inflamação presente em variadas doenças crónicas. Melhora o sistema imunitário. Para além de evitar gripes, constipações, a vitamina D é fundamental para que o sistema imunitário funcione adequadamente. Níveis baixos de vitamina D estão associados com doenças auto-imunes como Parkinson, esclerose múltipla, doenças inflamatórias do intestino, psoríase, fibromialgia. Suplementação nestes casos parece melhorar os sintomas de doença. Melhora a fertilidade. Em mulheres que pretendem engravidar, a suplementação é fundamental, bem como em toda a gravidez. Melhora a memória e a concentração. Estimula o metabolismo. Sabiam que a maioria […]

O post Vitamina D: uma super vitamina? aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
Vitamina D, a vitamina que obtemos do Sol, certo? E vivendo em locais com muito sol como Portugal ou Brasil, os nossos níveis  deveriam ser bons, não é verdade? No entanto, existem cada vez mais pessoas com níveis insuficientes, levando a que se fale numa epidemia global. Por outro lado, na comunidade médica há ainda uma desvalorização da importância da medição dos níveis séricos desta vitamina e de uma suplementação adequada. Vamos conhecer melhor a importância desta vitamina?A vitamina D não é uma simples vitamina lipossolúvel, funciona como uma hormona, porque regula diversos processos no nosso organismo. É considerada a vitamina do sol, porque não conseguimos obter os níveis necessários a partir da alimentação.

  • Antidepressivo natural e melhora a qualidade do sono. Usualmente pessoas com depressão ou insónia têm níveis de vitamina D muito baixos. E é por isso que no Inverno nos sentimos mais tristonhos!
  • Anti-inflamatório natural. Reduz as crises de asma e evita a inflamação presente em variadas doenças crónicas.
  • Melhora o sistema imunitário. Para além de evitar gripes, constipações, a vitamina D é fundamental para que o sistema imunitário funcione adequadamente. Níveis baixos de vitamina D estão associados com doenças auto-imunes como Parkinson, esclerose múltipla, doenças inflamatórias do intestino, psoríase, fibromialgia. Suplementação nestes casos parece melhorar os sintomas de doença.
  • Melhora a fertilidade. Em mulheres que pretendem engravidar, a suplementação é fundamental, bem como em toda a gravidez.
  • Melhora a memória e a concentração.
  • Estimula o metabolismo. Sabiam que a maioria das pessoas com excesso de peso tem deficiência de vitamina D?
  • Melhora os sinais em doenças metabólicas como a diabetes e o síndrome dos ovários poliquísticos. Regula a produção de insulina e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
  • Protege o coração de doenças cardíacas e diminui a probabilidade de sofrer de hipertensão arterial.
  • Previne a osteoporose.
  • Fundamental para o bom funcionamento da tiróide.

Quem tem mais probabilidade de ter deficiência em vitamina D?

  • Quem passa a maioria do tempo em espaços interiores.
  • Quem vive no Hemisfério Norte.
  • Quem tem problemas intestinais visto que o intestino é fundamental para a boa absorção desta vitamina.
  • Pessoas com pele escura. Quem tem a pele mais escura precisam de mais tempo ao sol para conseguir sintetizar a mesma quantidade de vitamina D que uma pessoa com pele clara.
  • Quem sofre de obesidade ou excesso de peso.

Infelizmente, a nossa sociedade passa cada vez mais tempo em espaços interiores. E não é uma ou duas semanas de praia que nos vão permitir sintetizar a vitamina D toda que necessitamos. Principalmente porque quando nos expomos ao sol a maioria de nós usa protetor solar que bloqueia a absorção de vitamina D.

Hoje venho colocar-vos um desafio. É algo relativamente simples e que pode melhorar [bastante!] a vossa saúde. Peçam ao vosso médico assistente, análises aos níveis de vitamina D3. Ou para quem simplesmente não tem tempo de ir ao médico, pode sempre fazer esta análise num laboratório de referência, mas é algo que ronda os 25€. Mas é importante perceber se os níveis de vitamina D estão baixos, antes de se chegar a uma deficiência severa. No meu caso, os meus níveis eram tão baixos que mesmo a tomar 1 comprimido de vitamina D todos os dias durante um ano continuava com níveis insuficientes de vitamina D. Agora tomo um comprimido mensal de vitamina D em alta dose e já consigo ter valores dentro do normal. 🙂

O post Vitamina D: uma super vitamina? aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
http://mybeautyprescription.com/2017/03/vitamina-d/feed/ 26 4724
Benefícios do Óleo Essencial de Incenso! http://mybeautyprescription.com/2017/01/oleo-essencial-incenso/ http://mybeautyprescription.com/2017/01/oleo-essencial-incenso/#comments Mon, 30 Jan 2017 09:30:42 +0000 http://mybeautyprescription.com/?p=4642 O óleo essencial de incenso ou frankincense em inglês, é extraído da resina da árvore Boswellia carterii que cresce na Somália. O incenso é considerado algo precioso há muitos séculos, não foi à toa que os Reis Magos levaram ao menino Jesus, ouro, incenso e mirra.  É um dos óleos essenciais mais caros e é necessário ter em atenção se é puro.  Vamos saber mais sobre este óleo essencial e as suas propriedades? Ajuda a regular os níveis hormonais. Ajuda a regular a produção de estrogénios e ajuda a regular a menstruação e a diminuir os sintomas da síndrome pré-menstrual. Ajuda a reduzir os níveis de stress e de ansiedade.  Pode ser adicionado a um banho de sais de Epsom para ajudar a relaxar ou pode ser usado antes de dormir para ajudar a dormir melhor. No yoga e em certas culturas, acredita-se que o óleo essencial de incenso ajuda a desenvolver paz espiritual e intuição, por estar associado ao sétimo chakra. Estimula o sistema imunitário.  Ajuda a melhorar ao sistema imunitário principalmente para quem tem problemas respiratórios. Existem alguns estudos científicos que demonstram que o óleo de incenso pode ser promissor no combate às células cancerígenas. Ajuda na digestão. O óleo essencial de incenso ajuda o organismo a desintoxicar, aumenta a secreção de enzimas da digestão, relaxa os músculos digestivos e ajuda a reduzir o inchaço abdominal. Ajuda também na retenção de líquidos. Para estes casos, adicionar 1 gota de óleo de essencial de incenso a um […]

O post Benefícios do Óleo Essencial de Incenso! aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
O óleo essencial de incenso ou frankincense em inglês, é extraído da resina da árvore Boswellia carterii que cresce na Somália. O incenso é considerado algo precioso há muitos séculos, não foi à toa que os Reis Magos levaram ao menino Jesus, ouro, incenso e mirra.  É um dos óleos essenciais mais caros e é necessário ter em atenção se é puro.  Vamos saber mais sobre este óleo essencial e as suas propriedades?

  • Ajuda a regular os níveis hormonais. Ajuda a regular a produção de estrogénios e ajuda a regular a menstruação e a diminuir os sintomas da síndrome pré-menstrual.
  • Ajuda a reduzir os níveis de stress e de ansiedade.  Pode ser adicionado a um banho de sais de Epsom para ajudar a relaxar ou pode ser usado antes de dormir para ajudar a dormir melhor. No yoga e em certas culturas, acredita-se que o óleo essencial de incenso ajuda a desenvolver paz espiritual e intuição, por estar associado ao sétimo chakra.
  • Estimula o sistema imunitário.  Ajuda a melhorar ao sistema imunitário principalmente para quem tem problemas respiratórios. Existem alguns estudos científicos que demonstram que o óleo de incenso pode ser promissor no combate às células cancerígenas.
  • Ajuda na digestão. O óleo essencial de incenso ajuda o organismo a desintoxicar, aumenta a secreção de enzimas da digestão, relaxa os músculos digestivos e ajuda a reduzir o inchaço abdominal. Ajuda também na retenção de líquidos. Para estes casos, adicionar 1 gota de óleo de essencial de incenso a um copo de água.
  • Ajuda no tratamento do acne. Junto com o óleo essencial de lavanda e com o óleo essencial de melaleuca ajuda a tratar o acne cístico e a regular a produção de sebo.
  • Ajuda a diminuir cicatrizes, estrias e manchas. Tem propriedades cicatrizantes e ajuda a pele a ser reparada. Aplicar umas gotas de óleo directamente nas estrias, manchas ou cicatrizes de manhã e à noite.
  • Tem propriedades anti-envelhecimento. Ajuda a proteger as células do stress oxidativo, previne o aparecimento de rídulas e de rugas e ajuda a reafirmar a pele. E pode ser aplicado directamente na pele. Estão a perceber porque é um dos meus óleos preferidos?

O post Benefícios do Óleo Essencial de Incenso! aparece primeiro no My Beauty Prescription.

]]>
http://mybeautyprescription.com/2017/01/oleo-essencial-incenso/feed/ 14 4642